LDO da discórdia

A LDO estabelece as diretrizes, normas, prioridades, metas e principais parâmetros do Projeto de Lei Orçamentária Anual. É ela que determina como deve ser o orçamento do ano seguinte. A votação da matéria é praxe em todo poder legislativo e geralmente ocorre de maneira discreta, sem muita polêmica. Essa regra, no entanto, parece não estar valendo para Içara. Há 52 dias o projeto foi protocolado no Legislativo da cidade que até o momento não colocou a matéria na pauta.

Embate

Na sessão desta segunda-feira teve requerimento para a matéria entrar em regime de urgência, mas o presidente não aceitou. Rodrigues Mendes garante que o projeto chegou na casa em desacordo com o que foi conversado com o prefeito Murialdo Gastaldon. Segundo Rodrigues Mendes, o executivo está propondo um repasse menor ao legislativo. “Isso inviabilizaria a casa. Temos o projeto para a construção de uma sede própria, para sair do aluguel. O problema é que da forma como o projeto veio isso se torna inviável”, assegura o presidente, que aguarda um parecer jurídico para falar mais sobre o assunto.

Opinião do prefeito

O prefeito discorda. Em entrevista à Massa FM, Murialdo Gastaldon disse que a posição do presidente beira a irresponsabilidade. “Se o presidente ou qualquer outro vereador não concorda com o projeto, a Câmara é o local mais adequado para propor a mudança, para discutir alterações. O que não pode é correr o risco de saúde, educação e das demais áreas do governo ficarem sem orçamento. Essa posição beira a irresponsabilidade”.

Embate 2

Fechei a coluna antes da sessão de ontem no Legislativo de Içara, mas a promessa era de um novo embate sobre o assunto.

Não gostou

Prefeito Murialdo ficou surpreso com a declaração do vereador Toninho de Mello na sessão desta segunda-feira. Durante o horário político, Toninho fez referência ao processo eleitoral do próximo ano. Disse que está pedindo espaço para provar que pode fazer melhor por Içara. Em seguida disse que o atual governo precisa ser mais humano, ter mais sentimento. “Entendo como um desrespeito aos funcionários. Porque o Governo é um só. Dizer que o governo não tem sentimento é dizer por exemplo que as merendeiras que ele homenageou outro dia não tem sentimento, que a equipe da saúde não tem sentimento. Esta declaração é um despropósito”.

Mais cara

A gasolina já está sendo vendida mais cara nas refinarias. Petrobras autorizou aumento de 2,8%. A gasolina não era reajustada havia 50 dias, mas mesmo assim a notícia nunca é positiva para o motoristas, principalmente quando a economia faz o bolso ficar cada vez mais vazio.

Orientando

A equipe da Rac saneamentos vai estar neste sábado em Braço do Norte. Em um espaço montado na Praça Padre Röer, será realizada a coleta de resíduos, além de orientações aos moradores sobre a coleta seletiva. “Este é um trabalho importante de conscientização ambiental onde as pessoas poderão ter acesso mais fácil ao descarte dos resíduos e também poderão conhecer melhor os serviços disponibilizados pela Racli no município”, enfatiza a engenheira sanitarista e ambiental da Racli, Ionice Maria Vefago.

Grande trabalho

Comissão formada na Câmara de Vereadores de Içara trabalha desde abril para tentar encontrar caminhos e reduzir a violência contra a Mulher em Içara. Os números são alarmantes. Agora, na nova fase deste trabalho, um material gráfico está sendo produzido e será distribuído em escolas e nas repartições públicas. Pode parecer pouco, mas em situações como esta é justamente o trabalho de formiguinha que faz a diferença. Confesso que trato deste assunto mais diretamente com a vereadora Edna Benedet, mas esse é um trabalho de muitas mãos. Envolve a primeira dama Ceneli Gastaldon, profissionais da Secretaria de Assistência Social e os também vereadores Silvia Mendes, Higor Robetti e Lauro Nogueira.

Revitalizando

Governo de Criciúma começou nesta semana um trabalho de revitalização da Avenida Centenário. Obra ficou a cargo da JR e deve ser concluída em até seis meses. Todo o trecho entre Próspera e Pinheiro será recuperado nos dois sentidos.

Dengue

Teve reunião ontem em Criciúma para discutir a proliferação do mosquito da dengue. Município quer orientar a população para evitar que a cidade entre na lista daquelas que são consideradas infestadas pelo mosquito no Estado.