Contribuintes já podem retirar carnês em Içara e Balneário Rincão

209

Atendimento está sendo diferenciado com horário estendido nos dois municípios, mas os boletos também estão disponíveis pela internet nos sites das prefeituras

Os cidadãos de Içara e Balneário Rincão já podem retirar os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) nas prefeituras. O atendimento ao contribuinte foi estendido para facilitar a retirada, mas os boletos também estão disponíveis pela internet nos sites das prefeituras. Há descontos para quem pagar em cota única. Veja abaixo os detalhes de cada município.

Em Içara, o atendimento no Paço Municipal Ângelo Lodetti ocorre até as 18 horas, até o dia 17 de janeiro. Os boletos também estão disponíveis no site www.icara.sc.gov.br. Há também locais de atendimento nas unidades de saúde dos bairros Presidente Vargas, Jardim Elizabete, Boa Vista, Liri, Vila Nova e Esplanada.

Os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado devem se atentar para as datas de vencimento. A primeira parcela deve ser paga até o dia 17 de janeiro. Na sequência os prazos de pagamento são 14 de fevereiro, 13 de março, 17 de abril e 15 de maio.

Em 2020, o contribuinte que optar fazer o pagamento do IPTU em cota única terá desconto de 5%. Para garantir esta redução, o valor deve ser pago até o dia 17 de janeiro. Outros 5% serão ofertados a contribuintes em dia com o município. A contribuição municipal poderá ainda ser feita de forma parcelada, neste caso em cinco vezes.

A expectativa de lançamento, segundo a Secretaria da Fazenda do município, é de R$ 9 milhões, com uma arrecadação de R$ 6 milhões. Metade deste valor arrecadado será destinado em 12 parcelas mensais, para os serviços do Hospital São Donato, conforme já realizado nos últimos anos e agora promulgado em lei no final do ano passado.

Cota única no Rincão até 10 de fevereiro

No Balneário Rincão, o contribuinte tem até o dia 10 de fevereiro para pagar IPTU em cota única. Para quem quitar em um só pagamento, o desconto é de 10% e se estiver com os impostos em dia até o dia 31 de dezembro de 2019, o contribuinte ganhará mais 5% de desconto. O pagamento ainda poderá ser realizado de forma parcelada em até cinco vezes com o primeiro vencimento em 10 de fevereiro.

Os carnês já podem ser retirados na Central de Atendimento, localizada na Rua Urubici, ao lado da Polícia Civil, de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h.

O IPTU é a maior receita da Prefeitura do Rincão, segundo informou o secretário de Administração do município, Ramires Lino. A administração municipal fez uma fiscalização maior no ano de 2019, quando foram cadastrados no Setor de Planejamento da Prefeitura de Balneário Rincão mais de 28 mil unidades.