Casa de passagem pronta para inauguração

78

Voluntários da Organização Protetora dos Animais de Rua de Balneário Rincão estão nesta luta há mais de dois anos

A Organização Protetora de Animais de Rua de Balneário Rincão (OPA) conseguiu terminar a casa de passagem (canil) que servirá para animais de rua em risco ficarem até conseguir um lar definitivo. Foram dois anos de trabalhos dos voluntários da OPA para deixar a estrutura pronta. “Foi um trabalho árduo com a realização de eventos, contribuições de simpatizantes da causa e muito empenho para deixar tudo pronto”, destaca a presidente da OPA, Emiliana Duarte, a Mila.

A presidente, além de fazer parte da OPA, é uma protetora independente e que luta muito para a proteção dos animais de rua. Ela explica que a casa de passagem será utilizada em casos excepcional como cachorras prenhas, cachorras que acabaram de parir, filhotes abandonados, cachorros doentes ou que foram atropelados e cachorros e cadelas de ruas que foram castrados e precisam de recuperação. “O local não será um depósito de animais”, enfatiza Mila.

Segundo ela, a ideia de construir uma casa de passagem surgiu do encontro de um grupo de voluntários e protetores independente que fundaram a OPA e lançou o desafio de construir um local para colocar os animais de ruas que precisassem passar alguns dias para se recuperar de algum incidente. Ela lembra-se da força que recebeu da administração municipal, que ajudou na cessão do terreno junto a Casa de Restauração e dos vereadores que aprovaram a proposta para a obra ser executada.

Mila também enaltece o trabalho de todos os voluntários que trabalharam nos eventos que serviram para angariar os recursos para a concretização do projeto além da doação dos materiais para a obra por diversos empresários. “A obra é um conjunto de boas ações de muitas pessoas”, aponta. A inauguração estava marcada para esta sexta-feira, dia 15, mas pela previsão de mau tempo, a inauguração ficou para o sábado, dia em que também será realizado um pedágio.