Coluna Gastronomia PV Show – 26/10/2019

43

Hambúrguer vegetariano existe?

Chef PV Show fala sobre essa tendência de mercado e os conceitos dos burgers

Os hambúrgueres são uma paixão do brasileiro. Antes finos, hoje eles são altos, ao ponto, podendo ser feitos na brasa ou também na chapa. A comida é tão querida que até os veganos estão criando as suas versões. Mas e aí… existe hambúrguer vegano?

Segundo a Impossible Foods, uma Startup Norte-Americana, sim. A empresa criou um hambúrguer de laboratório, com semelhança a proteína animal tanto em sabor, como em textura e pasmem, a “carne” tem até um tipo de sangue.

Segundo a empresa, a ideia e saciar a fome e a paixão das pessoas pelo hambúrguer, sem que elas fiquem com peso na consciência pela morte de um animal e também sem trazer danos ao planeta.

Criada em 2011 pelo cientista e empreendedor Pat Brown, a Impossible Foods tem no hambúrguer o seu carro-chefe e conquistou investidores de enorme relevância no mercado da tecnologia. Entre eles, destacam-se o Google e Bill Gates, fundador da Microsoft. Nos últimos sete anos, a empresa aperfeiçoou seu processo de criação da “carne vegetal”. Para fazer o hambúrguer, a empresa usa uma mistura de água, trigo, óleo de coco, soja e batata.

Recentemente, a Impossible Foods conseguiu a autorização da FDA, a agência de regulação e fiscalização de produtos alimentícios nos EUA, para usar outro componente que ajudará o hambúrguer da startup a ficar mais parecido com carne: a leg-hemoglobina, uma proteína encontrada na raiz da soja e que dá ao produto uma textura mais rosada e “sangrenta”.

Hoje, já existem centenas de restaurantes vendendo a proteína nos Estados Unidos. Nos próximos anos, a Impossible Foods tem uma meta bastante ousada: acabar com o uso de proteína animal no planeta até 2035, substituindo-a por “carne de laboratório”.

E o Chef PV Show, o que acha?

Em meio a um mar de discussão sobre o impacto da produção animal no Brasil, tais experiências podem fazer sentido. Mas só de ler o termo “carne de laboratório”, já fico intrigado.

Aqui na coluna e durante toda a minha trajetória como cozinheiro, eu prego que a regra é não ter regra. Estimulo as pessoas a ousarem, a recriarem as receitas. Defendo a legitimidade dos pratos e também as suas desconstruções. Mas cá entre nós, carne de laboratório, jamais. Eu acredito na intenção dos veganos, na identidade da sua causa, mas não consumo esses padrões. Pra mim o alimento é poesia e comer não é só se alimentar.

Quem está em dieta, busca a nutrição. Quem está com fome, busca a saciedade. Mas para um cozinheiro, o alimento é prazer, é estar com quem à gente gosta, é transmitir carinho através da comida. Para esse tipo de gente, não existe restrição, não existe limite.

Mas afinal, hambúrguer vegano existe? Com certeza, ele existe. Só não sei se é legítimo. Seja você carnívoro ou vegano, eu desejo realmente que você coma com prazer. Se está tendo prazer com sua alimentação, está no caminho certo.