Aumento previsto poderá ser de até 25% para o consumidor

O anúncio da redução da tarifa de energia elétrica pela Celesc de 9% não será aplicado aos consumidores da Cooperaliança, que está realizando a revisão tarifária e poderá ter aumento em setembro de até 25%. Uma das principais causas para o aumento foi o corte dos subsídios por parte do governo na compra da energia. “Já está certo que teremos no mínimo um reajuste de 10% para setembro, mas o percentual poderá ser maior”, explicou o presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus, o Dede. O presidente acrescenta que está lutando junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEL) para evitar um reajuste muito elevado.

Segundo Dede, ao contrário do que anunciou sobre a baixa na tarifa para o consumidor, a Celesc aumentou em 25% o valor da energia que as cooperativas compram. O presidente, junto da diretoria, já está estudando algumas alternativas para baratear o custo, como comprar energia em leilão. “Temos o contrato de 10 anos com a Celesc, mas vamos diminuir a compra dela e comprar no leilão”, afirmou o presidente.

A Cooperaliança, junto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, está realizando um recadastramento em todas as residências rurais para verificar se não existe cadastro rural que esteja exercendo outras atividades. Uma equipe está realizando visitas nas residências em todo o município. “A tarifa rural está sofrendo com as perdas de subsídios do governo e ficando mais cara”, pontuou.

Melhorias

Reginaldo de Jesus está completando seis meses no comando da Cooperaliança e avalia que os desafios precisam ser encarados com responsabilidade. Uma das metas é conseguir manter a tarifa baixa e a outra é a conclusão da ampliação da subestação de Balneário Rincão. A subestação receberá investimentos de R$ 4 milhões. Segundo ele, já foi comprado um novo transformador e será realizada obra na parte física.

Ele explica que nestes últimos meses, a cooperativa tem feito melhorias na rede, acompanhando as obras do prefeito de Içara Murialdo Gastaldon e de Balneário Rincão Jairo Celoy Custódio. “Onde estão sendo feitas as pavimentações asfálticas, a cooperativa tem trocado a rede, também em Balneário Rincão, na obra do calçadão, foi colocada nova rede”, ressaltou.

O presidente destaca que a empresa tem ajudado os projetos sociais, como a ajuda à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara e o Bairro da Juventude. No fim do ano, a Cooperativa irá trocar cerca de 400 geladeiras através do programa Eficiência Energética. Ele lembra que, através do FAT, foram doados mais de R$ 200 mil para as instituições de Içara. “Tudo aprovado na assembleia”, concluiu.