Agora vai
Os prefeitos, pelo menos boa parte deles, tentaram, espernearam, mas não levaram. Queriam o cancelamento da eleição neste ano. Alegação é que em tempos de pandemia não seria prudente colocar 140 milhões de eleitores nas ruas no mesmo dia. Não colou. O TSE deixou claro que não iria permitir a prorrogação dos mandatos. A Câmara e o Senado também deram
mostras de quem não queriam a unificação do pleito. Restou então, no máximo, o adiamento do pleito. O martelo foi batido na noite desta quarta-feira. A Câmara aprovou o que já havia passado pelo Senado. Vamos às urnas sim. O primeiro turno será dia 15 de novembro. Como não temos segundo turno por aqui, o domingo de feriado da Proclamação da República também vai nos mostrar quem serão os novos vereadores e o novo prefeito de Içara e da maioria esmagadora das cidades de Santa Catarina.

Vai começar
Com a definição da data deveremos ter finalmente um clima de eleição na cidade. Por enquanto, até por conta da pandemia, o assunto está restrito apenas aos bastidores e ao dia a dia dos partidos. Agora é aguardar a definição das chapas, algo que vai ocorrer em no máximo 50 dias. Com a mudança na data, muda também o calendário eleitoral. Agora o prazo para as
convenções partidárias será entre 31 de agosto e 16 de setembro.

O vice na pauta

O assunto ainda não tem ares oficiais. Circula nos bastidores da política de Içara, como especulação, mas ganhou força nesta quarta-feira. O PP da pré-candidata Dalvânia Cardoso estaria trabalhando para atrair para si o apoio do PSD. A articulação, no entanto, não teria como alvo Alex Michels. O nome pretendido seria o de Fernando Zanolli. Irmão mais novo do ex-vice prefeito Zé Zanolli, ele estaria sendo visto como opção para agregar ainda mais a candidatura progressista e incluir como bônus o apoio do 55. O curioso dessa história é que Fernando também estaria atraindo o interesse de outras pré-candidaturas. O próprio Michels, na última semana, conversou demoradamente com Fernando para discutir as prioridades para o município.

A primeira

Saiu nesta quinta-feira a primeira pesquisa oficial realizada com foco no pleito deste ano. Pesquisa para Criciúma. Levantamento foi feito pelo IPC a pedido da Rádio Som Maior. Deu o previsto. Clésio Salvaro tem ampla vantagem em todos os cenários. Na estimulada supera os 70%. O segundo colocado tem apenas 5%. De todos os municípios da Amrec é o cenário mais definido. Se nada anormal acontecer, convenhamos, é difícil tirar a eleição de Salvaro.

Na agricultura

Você gosta de banana? Então prepare-se para pagar mais caro. O temporal de terça-feira afetou duramente as lavouras da região. Em Criciúma dos 800 hectares plantados, 600 tiveram danos. “Isso vai levar tempo para recuperar. Ainda estamos fazendo o levantamento mais apurado. Vale lembrar que todas as regiões produtoras foram atingidas. Isso vai impactar o preço”, explica o engenheiro agrônomo da Epagri de Criciúma Roberto Longhi.

Com regras

A Assembleia Legislativa definiu que vai liberar 30 milhões para auxiliar na reconstrução das cidades. Mas o dinheiro só será liberado quando o Estado detalhar onde cada centavo será utilizado.

Não prejudica

Liberação de recursos da Assembleia para a recuperação dos estragos provocados pelo temporal no Estado não afeta o repasse de verba para a pavimentação da Rota dos Trilhos em Içara. Assinatura do convênio deveria ser feita pelo governador Carlos Moisés na próxima semana. Governador tinha agenda no Sul do Estado, mas a vinda dele deve ser cancelada já que ontem ele confirmou que está com a Covid-19.

Fechada

Secretaria de Assistência Social do Rincão vai ficar fechada pelos próximos sete dias. Decisão foi tomada depois que um funcionário testou positivo para a Covid-19. Neste período o prédio vai passar por processo de sanitização.

Os parâmetros

Ministério da Educação anunciou diretrizes para a volta às aulas presenciais. O texto prevê um distanciamento de ao menos um metro e meio entre cada aluno. O uso de máscara será obrigatório. Alunos e profissionais terão de medir a temperatura antes de entrarem na sala. As escolas terão de manter os ambientes ventilados e fornecer álcool em gel e livros não poderão ser compartilhados. Em Santa Catarina a projeção feita pelo Governo do Estado é para que as aulas sejam retomadas presencialmente no dia 2 de agosto, mas sinceramente tenho sérias dúvidas. Não acredito que haverá condições para isso apesar de torcer bastante. Claro que o modelo não será aquele que estávamos acostumados.

Assembleia prorrogada

Decisão nacional deve prorrogar ainda mais as assembleias de cooperativas em razão da pandemia. A da Cermoful, referente a 2019, que já estava adiada até julho, entra nessa também. Fica cada vez mais provável que se manterá até o fim deste ano o atual Conselho Fiscal, já que as realizações de eleições também estavam previstas nesta assembleia.

Enem

E o Enem deve ficar para o ano que vem. Esse foi pelo menos o resultado da pesquisa feita pelo MEC junto aos alunos inscritos. A maioria optou por fazer a prova só em maio de 2021. Decisão oficial do MEC deve ser anunciada em breve.