Tempo também será mais seco até o dia 15 de janeiro, quando teremos um volume maior de chuva

Criciúma

Na tarde de ontem, às 12h59min, começou o verão, que segue até o dia 20 de março. A nova estação requer mais cuidados, principalmente porque o sol fica um pouco mais próximo da terra e com isso é preciso que as pessoas não fiquem muito expostas, principalmente quem gosta de frequentar praias, lagoas e piscinas. A recomendação é para que todos usem o protetor solar, para evitar queimaduras e até câncer de pele. Mas o verão é a estação preferida da maioria das pessoas, principalmente para quem gosta de fazer atividades ao ar livre.

O climatologista da Epagri/Ciram de Santa Catarina Márcio Sônego explica que o fenômeno do solstício do verão no hemisfério sul, deixa os dias com mais luminosidade, enquanto em outras regiões do planeta promove fenômenos diferentes, como na Europa e nos Estados Unidos, onde o inverno chega sempre com muita neve.

Márcio Sonego conta que nestes primeiros dias de verão, até o dia 15 de janeiro o tempo será um pouco mais seco, comprometendo os reservatórios de água, pois os últimos meses da primavera também foi de registro de pouca chuva. Segundo ele, a expectativa é de que na segunda de janeiro em diante, a chuva caia com mais frequência, principalmente no costão da serra. “Tanto no litoral, quanto no interior, o verão é a estação que mais chove”, explica.

Segundo ele, as temperaturas também serão mais altas, com registro de mais de 30% nas cidades do interior. “Esta é a estação do ano que mais preocupa devido aos temporais que costumam cair nas tardes, das 14 horas até as 20 horas”, aponta. Com relação a água do mar, será dentro da normalidade podendo chegar a 25º.