Campo minado

É assim que se tornou o PSL nos últimos dias. Depois da briga na esfera federal, em Brasília. Ontem a Câmara fez a revisão das duas listas apresentadas: pelo Delegado Waldir e por Eduardo Bolsonaro. Feita a revista, o filho do presidente se manteve na função de líder. A briga por lá também se repete por aqui e tem um parlamentar do Sul como um dos protagonistas. Considerado um dos mais bolsonaristas da Assembleia Legislativa, o deputado Jessé Lopes tem recorrido às redes sociais para, quase diariamente, atacar a postura do Governador Carlos Moisés. Tem dito que se a postura não for revista, o futuro do partido no Estado está ameaçado. Jessé tem dito que o atual presidente é um fantoche do Governador e apresenta Caroline de Toni como nome alternativo para a presidência. Enquanto isso, líderes locais seguem acompanhando atentos todo este processo, temerosos com o efeito que tudo isso pode ter no processo eleitoral do ano que vem.

Sem sobressaltos

Confesso que fechei a Coluna antes mesmo da conclusão no senado da votação da reforma da previdência. Mas não tenho dúvida de que a matéria foi aprovada. Cai portanto o primeiro dos gargalos apresentados pelo governo para a retomada do crescimento do país. O ano ainda tinha na lista algumas reformas importantes, entre elas a tributária. Essa, no entanto, dificilmente será destrinchada em 2019.

Novo momento

Hoje, às seis da manhã, começo mais um desafio profissional. É hora de comandar o Microfone Aberto da Massa FM. A Difusora agora é Massa FM. Segue com raízes em Içara, segue com a família Guidi, segue com uma forte programação local e com o compromisso de continuar defendendo as pautas do Sul do Estado e destacando nossas boas notícias. Comigo é de segunda a sexta, das 6 às 7he50min. Acorde cedo e saia de casa bem informado.

Conversas seguem

Nos bastidores seguem as conversas para definir o novo presidente do MDB de Içara. O trabalho de ambos os lados é para tentar garantir a definição do presidente de maneira unânime. A possibilidade existe, está mais próxima, mas segue sendo uma tarefa delicada.

Exageros

A denúncia de envolvimento de funcionária no desvio de carne de unidades da Afasc é um caso grave e precisa de punição severa. Afinal, tirou comida da boca de crianças que muitas vezes tem na instituição as suas principais refeições. No entanto, não dá para utilizar esse caso, que é isolado, como pano de fundo para colocar na vala comum todo o trabalho desenvolvido na instituição. A Afasc presta um serviço fundamental para muitas famílias, garante dignidade para quem tem muito pouco. Investigar e punir é fundamental, mas é preciso enxergar e enaltecer o trabalho que a entidade faz historicamente em Criciúma.

Ritmo menor

A chuva dos últimos dias deu uma reduzida no ritmo das obras de revitalização da área central de Içara. Mesmo assim está mantida a expectativa de conclusão das obras até o final de novembro, justamente antes do início do chamado horário de Natal. A ordem é evitar dores de cabeça aos comerciantes, que tem no último mês do ano a grande redenção de seus caixas.

Tomando forma

Por outro lado, a nova estrutura do Paço Municipal de Içara toma forma dia após dia. Expectativa é de que o prédio seja finalizado em breve e, em 2020, já funcione como nova sede do executivo. Vale lembrar que há ainda uma nova torre. Com o novo paço toda a estruturar administrativa será todo concentrada em um só local facilitando a vida do cidadão e também economizando dinheiro público com o fim de muitos aluguéis.

MDB Mulher

O MDB Mulher de Balneário Rincão realiza nesse sábado o primeiro encontro “Venha Florescer”. O projeto faz parte da reestruturação do partido e fortalecimento do seguimento. A palestrante Maria Irene Benedet irá falar sobre amor, gratidão e reconhecimento. A expectativa é de 200 mulheres.