Coluna José Adílio – 03/09/2019

43

Presença da Unesc

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) lança oficialmente, nesta quinta-feira, a Unesc Virtual de Balneário Rincão. O portal será lançado no Mampituba Rincão, às 20 horas. No mesmo dia será anunciado o curso de Gestão de Turismo, que deverá começar assim que for formada a turma. Após o lançamento, as matriculas já poderão ser feitas. A professora Izabel Regina de Souza, coordenadora da Sala dos Municípios da Unesc, informou que o lançamento do portal e do curso será com uma palestra do secretário de Turismo da cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, Ângelo Sanches, que falará da sua experiência no setor. Nos cursos de Pedagogia e Administração, os alunos já estão matriculados e os encontros estão sendo realizados. Balneário Rincão, além de fazer investimentos na infraestrutura, também aposta forte na Educação. O convênio para a implantação do polo da Unesc em Balneário Rincão foi assinado durante a realização do Fórum do Amanhã, com a presença da reitora Luciane Ceretta.

Desfile Cívico

Balneário Rincão promete para o sábado, dia 7 de setembro, às 14 horas, um grande desfile cívico, com a presença do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e os grupos organizados do município. A secretária de Educação Jucilene Fernandes garante que todas as escolas estarão na avenida para mostrar ao público o respeito que tem com a pátria. O diretor de eventos de Balneário Rincão, Fernando Casagrande, informa que o desfile é realizado na parte da tarde para não chocar com os municípios vizinhos, que fazem as atividades pela manhã. Neste ano, pela primeira vez, a diretoria da APAE do município estará no desfile.

Conselho de Segurança

Foi oficialmente empossado na noite de segunda-feira a nova diretoria do Conselho de Segurança de Balneário Rincão (Conseg). A presidência ficará com a advogada Fabiana Agostinho de Freitas. Estarão presentes no ato, o comandante da 6ª da Polícia Militar, comandante Cosme Manique Barreto, o comando da Polícia Militar de Içara, Comando da Polícia Militar de Balneário Rincão e representantes da Polícia Militar de Florianópolis. A nova diretoria vai apostar em projetos para os jovens para mantê-los ocupados e longe das ações do tráfico de drogas e da violência.

Berçário

As aulas no berçário do bairro Pedreiras começaram ontem. Agora iniciam os preparativos para a inauguração do berçário do Centro de Balneário Rincão. A obra já está em fase de acabamento e a compra dos móveis está em fase de licitação. A secretária de Educação Jucilene Fernandes projeto que as aulas no novo berçário deverão começar no primeiro semestre de 2020. A intenção é fazer a inauguração da estrutura em dezembro, ou no máximo em janeiro.

Nova sede

O presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Rincão, Mauri Viana, trabalha para a construção de uma sede própria para o Legislativo. Na última sessão, Mauri colocou em votação o Projeto do Legislativo para a criação do Fundo Especial da Câmara Municipal para a contratação de projetos arquitetônicos, aquisição de terreno e construção da sede própria. O presidente vai procurar o prefeito Jairo Custódio e reunir com os vereadores na tentativa de conseguir a doação de um terreno. A expectativa é de que a obra da nova sede inicie ainda no ano de 2020.

Carnaval

Além da Liga Carnavalesca de Balneário Rincão, o bloco da Luluzinha também vem se organizando para o Carnaval do próximo ano. Além da feijoada realizada na primeira quinzena de agosto, o bloco organizou no último sábado o Primeiro Encontro das Amigas da Luluzinha. A diretoria do bloco traçou um planejamento até a folia de momo. Assim que as novidades forem lançadas, serão divulgadas. A Luluzinha tem a intenção de dobrar o número de foliões no bloco para o próximo desfile.

Preparação para temporada

A equipe da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Balneário Rincão começa os preparativos para a Temporada de Verão. Na parte esportiva, com o fim do Campeonato Rinconense, a secretaria começa a trabalhar as disputas dos campeonatos de areia como o Praião, o Coroa Bom de Bola e o Campeonato Suíço da Zona Sul. Nas ações a serem realizadas na orla são buscadas parcerias. Já está confirmado o Verão Unesc. O diretor de evento Fernando Casagrande antecipa que serão realizadas atividades de lazer na beira mar mais para contemplar os moradores da Zona Sul.