Após quase três anos de administração, o prefeito Jairo Celoy Custódio, que sempre esteve envolvido na história do município, relata que toda a luta valeu a pena. Ele lembra que os percalços, como a ação de inconstitucionalidade e as duas derrotas para Décio Góes serviram para dar mais força ainda para ser tornar prefeito do município. O prefeito em todas as suas ações nunca se coloca como o principal nome, mas exalta sempre que a parceria com o vice-prefeito Luiz Gustavo da Luz Neto e com toda a equipe da administração está sendo fundamental para o sucesso de Balneário Rincão.

Jairo relata que, ao conseguir se eleger, já começou a pensar na administração e as obras que faria em prol do município. Mesmo antes de assumir, viajou para Brasília e garantiu recursos para a construção do calçadão da beira-mar. Nos primeiros dias de administração, o prefeito não nomeou secretários e procurou governar de forma enxuta para sobrar recursos para obras a serem realizadas.

Ainda no primeiro ano de mandato, criou o orçamento comunitário e contemplou todos os bairros do município com a realização de três obras, escolhidas pelos próprios moradores. Uma das reivindicações da localidade de Barra Velha foi à pavimentação asfáltica ao balneário, uma luta de anos, que foi conseguido em parceira com o Governo do Estado e o deputado Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro. “Conseguimos realizar todas as obras e resolvemos lançar a segunda edição do orçamento comunitário, que já está em andamento, com as obras tendo a ordem de serviço para execução”.

Uma das obras exaltadas pelo prefeito foi a implantação do calçadão da beira-mar. Ele apontou que após a conclusão da primeira etapa entregue em dezembro de 2018, já começou a traçar a execução da segunda etapa, que teve o começo no mês de junho e com previsão de entrega na primeira quinzena de dezembro. “No domingo, estive no calçadão e, ao ver o local lotado de pessoas, observei que valeu a pena lutar pela obra”, aponta.

O vice-prefeito Luiz Laurindo também exalta o bom momento da administração. Para ele, a autoestima dos moradores está em alta e os frutos destes investimentos o município começa a colher com a procura de empresas querendo se instalar em Balneário Rincão. O vice-prefeito, nos dois primeiros anos, colaborou nas economias da administração ao assumir a secretaria de saúde.

O prefeito Jairo Custódio ainda aponta que um fator que mudou a imagem de forma positiva do município, mesmo com as obras estruturantes, foi a segurança. Para ele, somente a partir do momento que os veranistas e moradores começaram a se sentirem seguros, foi que voltaram a acreditar no município; e muitos deles vieram morar em definitivo no Rincão.

“Todas as melhorias implantadas, como as câmeras de videomonitoramento e a melhoria e ampliação do número de policiais, junto com o trabalho das vigilâncias privadas, deram uma sensação de segurança”, destaca.

Turismo fortalecido com as ações

Balneário Rincão é conhecido pelas suas belezas naturais, como as sete lagoas e os 14 quilômetros de orla marítima. Outros pontos turísticos também são referências, como a Lagoa do Jacaré, o Mirante da Caixa D’água, dentre outros. Mas o prefeito Jairo Celoy Custódio aponta que outras ações que estão sendo executadas no município irão fomentar de forma muito significativa em Balneário Rincão.

Para ele, os primeiros frutos já estão sendo colhidos, como a construção do calçadão da beira-mar, que passou a ser um local de referência no município. “Se continuarmos a realizar investimento na melhoria da infraestrutura do município, o crescimento virá de forma natural com a construção de novos hotéis e restaurantes”, projeta.

O prefeito também avalia que a prestação de serviços, como a melhoria da educação e da saúde, serão fundamentais para Balneário Rincão ser visto de forma positiva. “A vinda da Unesc com a implantação de um polo e a disponibilização de cursos superiores, como o de Gestão em Turismo, trará mais qualificação para nossos moradores atenderem melhor os turistas e fazer com que eles retornem em outras oportunidades”.

Para o chefe do executivo, a criação do Plano Diretor, do Plano Municipal de Turismo e do Plano de Saneamento Básico darão sustentação para o crescimento de Balneário Rincão, como a possibilidade da construção de prédios maiores e a criação de novos condomínios.