Cerca de 90% dos funcionários da Celesc aderem à greve em Santa Catarina

73

Trabalhadores pedem a reposição da inflação, que passa dos 9%, mais a manutenção de benefícios

Os funcionários das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) deflagraram greve ontem, paralisando os trabalhos nas 16 regionais espalhadas pelo estado. Na região Sul, cerca de 90% dos servidores aderiram à greve que durou das 6h às 18h. A paralisação foi encerrada, mas pode voltar na próxima segunda-feira (23), segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica do Sul do Estado de Santa Catarina (Sintresc).

Os funcionários vão analisar a contraproposta da Celesc em assembleia geral marcada para amanhã. Segundo o diretor de saúde e segurança do sindicato, Mario Jorge Maia, dependendo da resposta da empresa, a greve tem início com tempo indeterminado na próxima segunda-feira.

“Provavelmente será greve, está ocorrendo à retirada de direitos por parte da empresa. Com toda certeza a categoria não irá aceitar a contraproposta”, enfatiza.

Para o Sintresc, apenas os supervisores estão trabalhando para fazer serviços internos, já as regionais da Celesc informaram que os serviços estão mantidos, mas que podem ter uma demora no atendimento.

A paralisação foi deflagrada devido a não aceitação da proposta patronal. Os trabalhadores pedem a reposição da inflação, que passa dos 9%, mais a manutenção dos benefícios. Em encontro realizado na segunda-feira (16), a diretoria da Celesc ofereceu aumento de 4,28% mais R$ 3 mil de abono pago em parcela única no próximo mês, que foi rejeitado pelos servidores.

De acordo com o sindicato, a categoria optou pela greve e agora aguarda o chamado da empresa para uma nova rodada de negociação.

Segundo a Celesc, os trabalhos essenciais e de urgência serão prioridade neste período de paralisação. Porém outras situações poderão ser prejudicadas. A Intersindical dos Sindicatos dos Eletricitários de Santa Catarina (Intercel) solicitou a mediação da Superintendência Regional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho (MPT).