Tenente-coronel Cléber da Silva Benedet Inácio assume no lugar do coronel Darci Rodrigues Júnior, que foi para a reserva

A manhã de sexta-feira foi especial para a Polícia Militar içarense. Foi realizada a solenidade de assunção de Comando da Guarnição Especial de Polícia Militar de Içara (GEIC), no qual o tenente-coronel Cléber da Silva Benedet Inácio assumiu a nova função no lugar do coronel Darci Rodrigues Júnior. O evento foi realizado na sede do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI) de Içara.

O ato foi presidido pelo comandante da 6ª Região de Polícia Militar (6RPM), o coronel Cosme Manique Barreto. Fizeram-se presentes oficiais e praças das demais unidades da Polícia Militar da região, autoridades, familiares, convidados e imprensa.

Na solenidade foi realizada a assunção de comando da Polícia Militar de Içara, momento em que o novo comandante passou em revista à tropa, além da entrega de referência elogiosa ao subcomandante da GEIC, major Sandi Muris Sartor.

Ao coronel Darci Rodrigues Júnior, que deixa o comando para ir à reserva remunerada, foi lida uma referência elogiosa, entregue uma moção de aplausos da Assembleia Legislativa e uma placa de agradecimento dos oficiais e praças da GEIC. Ainda, em homenagem as esposas do ex-comandante e do novo comandante foi entregue um buquê de flores.

Quase um mês de trabalhos

Apesar da solenidade de assunção ter sido realizada apenas nessa sexta-feira, o comandante Inácio já havia assumido o novo posto no dia 5 de maio. Desde então, realizada a transição.

“Já vínhamos no subcomando. Já trabalhava com o coronel Darci, que dava bastante liberdade para desempenharmos o trabalho. Foi uma transição tranquila. Está tendo uma continuidade do trabalho feito, e temos o projeto de muitas coisas para Içara”, revelou o novo comandante.

Entre os novos projetos que ele pretende implantar de curto a médio prazo está a Rede Catarina de Proteção à Mulher, lançado há dois anos no Estado, e que atua no combate e prevenção à violência doméstica, particularmente contra as mulheres.

“Os órgãos municipais estão se empenhando para conseguir uma casa de acolhida para as mulheres vítimas de violência. A ideia é casar essa intenção do município com o nosso projeto. É uma das bandeiras que vamos acampar”

destacou o comandante, que também revelou buscar parcerias com os poderes público e privado para melhor equipar os policiais militares. Outra intenção é ampliar os projetos de policiamento, como o vídeomonitoramento.“

São engrenagens para o trabalho dar certo. Não é a solução. É um equipamento importante para proporcionar segurança para a comunidade, assim como outras ações de policiamento, o programa Proerd, a rede de segurança escolar, estamos trabalhando na rede escolar com resultados bastante positivos e a ideia é ampliar esses projetos”, completa o comandante.