Coluna José Adílio – 10/09/2019

53

Esforço recompensado

Ao ser marcada a data para a inauguração do canil (casa de passagem) para o dia 19 de outubro, os voluntários da Organização de Proteção aos Animais de Rua de Balneário Rincão (OPA) tem os esforços de mais de dois anos recompensados. Até chegar à atual conjuntura, com a obra nos detalhes finais, vale uma pausa para reflexão na avaliação da presidente da OPA, Emiliana Duarte (Mila). Ela pontua que para arrecadar recursos foram realizados muitos eventos como almoços, cafés coloniais, feira de adoções, rifas e pedágios. A presidente coloca que muito ainda precisa ser feito. Para a presidente, é preciso um trabalho de conscientização para que as pessoas não abandonem os animais. Ela também fala que são necessários cuidados especiais para que os animais não sofram maus tratos. Mila pontua que nestes dias, antes da inauguração, será feita a pintura da estrutura, já que o grupo conseguiu a doação das tintas com a Empresa Anjo Tintas.

Preparação

Os voluntários da OPA devem se reunir nos próximos dias para preparar o que será feito para o dia da inauguração. Todo o cuidado está sendo tomado para que o canil não vire um depósito de cachorros e animais abandonados, mais sim uma casa de passagem, onde os animais que estiverem em situação de risco tenham prioridade para ficar no local. As prioridades serão feitas com critérios como animais que precisam de tratamento de doenças, dos atropelamentos e também para os animais que foram castrados e precisarem de alguns dias para curar as cicatrizes. A OPA também ficará com uma equipe vigilante para que as pessoas não abandonem animais pelas redondezas. “Se o esforço foi grande até o momento, irá ser redobrado de agora para a frente”, fala Mila.

Desfile cívico

O desfile cívico de Balneário Rincão no dia 7 de setembro contou com a empolgação e o patriotismo das pessoas que pisaram na Avenida Leoberto Leal e realizaram um grande evento. Cada instituição que passava pela frente do palco mostrava o trabalho que fazia. Todas as escolas do município e as estaduais vieram bem ensaiadas e fizeram um lindo desfiles, sem contar com as entidades organizadas como a diretoria da Apae de Balneário Rincão, o Lions e os Voluntários pelo Desenvolvimento de Balneário Rincão. Também os grupos de Mães e da Terceira Idade mostraram alegria de estar no desfile. O evento foi muito bem organizado pelas Secretarias de Educação e de Cultura, Esporte e Turismo.

Destaque (foto)

Os clubes da Terceira Idade de Balneário Rincão estão fazendo a diferença com os trabalhos realizados, movimento toda a população idosa do município que não medem esforços e superam limites para participarem dos eventos. Um dos grupos que chama atenção pela alegria é o da Esperança, liderado pela dona Maria Chagas. O grupo criou um grupo de danças típicas gaúchas e tem feito apresentações em diversos locais e até em outros municípios. Nesta terça-feira, na localidade de Barra Velha, os grupos farão um grande encontro e haverá apresentação especiais dos dançarinos do Esperança.

Correria

Faltando pouco dias para a chegada da primavera, a correria é grande por parte dos Voluntários pelo Desenvolvimento de Balneário Rincão (VDBR) para deixar pronto o projeto da Chegada da Primavera. O grupo está trabalhando com várias equipes organizadas para que cada um cumpra com a tarefa designada. Como o grupo está realizando o trabalho de forma voluntária, tem recebido muitas doações de matérias como tintas, madeiras e outros materiais que serão usados no projeto. Na última sexta-feira, a arquiteta mostrou como ficará a Avenida Leobeto Leal, após a colocação do material. Vale a pena esperar, pois a expectativa é de mais uma grande obra para ser contemplada por todos os visitantes que vierem a Balneário Rincão.

Orçamento Comunitário 

Mais duas obras começarão nos próximos dias dentro do orçamento comunitário de Balneário Rincão. As obras são escolhidas pela população dos bairros e a administração municipal fica no compromisso da execução. Na manhã de ontem, o prefeito Jairo Custódio assinou a ordem de serviço para a pavimentação das ruas Teodoro Pedro Lino, na localidade da Lagoa dos Freitas, e a rua Pedro José Vargas, no bairro Pedreira.

Conselho Tutelar 

A eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares está marcada para o dia 6 de outubro. Em Balneário Rincão, a apresentação dos candidatos foi realizada na última semana. Cada candidato vem apresentando estratégias diferentes para conquistar o voto dos cidadãos. Em Balneário Rincão, toda a população está convocada para comparecer nas urnas, que serão instaladas em pontos estratégicos do município. Os candidatos têm usado com muita criatividade as mídias sociais dentro do que é permitido pela Legislação.