PSD definido

O PSD de Içara oficializou o nome de Alex Michels como pré-candidato do partido a condição de prefeito de Içara na eleição do próximo ano. “Isso ajuda a clarear o processo. Deixa claro que o PSD vai ter candidato e fico lisonjeado em ser o escolhido para representar o partido”, pontua. Michels também já tem definidas algumas bandeiras. “Uma delas é a segurança. Mesmo não sendo obrigação do município, precisamos trabalhar neste sentido para dar a população mais tranquilidade. Claro que as outras bandeiras não vão fugir da educação e da saúde”, ressalta.

Viabilizar o nome

Segundo ele o desafio do PSD é dar viabilidade a sua candidatura. “Hoje o natural é que a coligação se mantenha, mas preciso reconhecer que o MDB tem musculatura suficiente para ter um candidato próprio. Se isso acontecer, vamos buscar novos parceiros ou uma chapa pura. Nosso desafio agora é viabilizar o PSD”.

PSL também quer

PSL de Içara também colocou o bloco na rua. Partido oficializou a decisão de participar do processo eleitoral do próximo ano na cidade. PSL pretende ter candidato a prefeito. Três nomes foram colocados à disposição da legenda. Um deles é o presidente do partido, Marcos Viscardi. Também aparecem na lista o corretor de imóveis Josimar da Silva, que foi candidato a presidente da Cooperaliança, e o empresário Adalberto Pizzetti.

Republicanos com o bloco na rua

Além do PSD e do PSL, o Republicanos, antigo PRB, também está com o bloco na rua. Recentemente filiado ao partido, Paulo Cesar Crescêncio é o pré-candidato da legenda na cidade. Meta é ousada. Partido também quer garantir pelo menos uma vaga no legislativo da cidade.

Vitória para a cidade

A direção da Cooperaliança conseguiu reverter na manhã de ontem, durante reunião na Aneel em Brasília, a previsão de reajuste para as tarifas da cooperativa. Com isso, os valores pagos pelos associados da cooperativa serão elevados em apenas 10% e não em 25% como chegou a ser anunciado. “Vínhamos argumentando que a retirada dos subsídios não poderia impactar mais do que 10% no bolso dos nossos consumidores. Em um primeiro momento a Aneel não havia aceitado, mas nesta manhã eles foram sensíveis ao nosso pleito e confirmaram reajuste de 10%”, explica o presidente Reginaldo de Jesus.

Entre as mais baratas

Segundo ele a decisão mantém a cooperativa de Içara com uma das tarifas mais baratas do Brasil. “Isso reafirma nosso compromisso com uma energia de qualidade e barata que segue sendo atrativa para os investidores e ajuda a cidade a manter seu ritmo de desenvolvimento”.

Leilão

O presidente também confirma os ajustes burocráticos que vão permitir a cooperativa participar de leilões para compra de energia no mercado aberto. “Isso vai ampliar a competitividade da Cooperaliança”.

Ponticelli no São Donato

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), que está licenciado do cargo, cumpriu roteiro pela Amrec nesta terça-feira. Na condição de presidente da Fecam, ele fez uma visita de cortesia ao prefeito em exercício de Criciúma, Miri Dagostin, e também conferiu de perto a estrutura dos 10 leitos de UTI do Hospital São Donato de Içara. A visita foi acompanhada pelo ex-deputado federal Jorge Boeira e pela pré-candidata do PP ao governo de Içara Dalvânia Cardoso. Ponticelli ouviu do diretor administrativo do São Donato, Júlio de Lucca, que a expectativa é ativar os leitos durante o mês de setembro. A estrutura, que será parcialmente custeada pelo Estado até o credenciamento via SUS, vai amenizar a carência de leitos de UTI no Sul do Estado.

Rede de vizinhos

Moradores do bairro Presidente Vargas tem encontro com a Polícia Militar no próximo dia 17. Na pauta a busca de alternativas para o crescente número de furtos e arrombamentos registrados na comunidade. “Essa solicitação surgiu durante a Sessão Itinerante. Agora vamos levar a PM a comunidade para esta conversa. Uma das sugestões é a criação do programa de vizinhos solidários, mas também vamos precisar de uma presença maior das rondas e isso já vem ocorrendo”, explica o presidente da câmara de Içara, vereador Rodrigues Mendes, o Sapinho.

Suicídio na pauta

Câmara de Vereadores de Criciúma realiza audiência pública hoje, às 19 horas, na Acic. Na pauta o crescente número de suicídios na cidade. “Objetivo é discutir claramente o problema e procurar algumas ações práticas que possam prevenir novos casos. É um encontro importante e aberto a toda a comunidade”, destaca a vereadora Camila Nascimento autora da proposição para realização da audiência Pública.