Cenário inalterado

O funcionamento da UTI do Hospital São Donato segue indefinido. A direção trabalhou ao longo da semana para garantir os recursos necessários para o funcionamento da unidade. Pelos cálculos, o funcionamento dos 10 leitos vai consumir quase meio milhão por mês. O problema está justamente ai. A conta não fecha. O Estado está oferecendo 290 mil por mês. Para evitar uma crise financeira, a ordem é ter coragem, mas também encontrar alternativa para equacionar os valores. Os contatos foram feitos, mas as respostas não vieram. A expectativa agora fica transferida para a próxima semana.  A expectativa inicial, lá quando a UTI foi inaugurada, era de que ela funcionasse já em abril. Estamos indo para agosto.

Saindo

PSDB perdeu um de seus bons nomes na região.  Prefeito de Maracajá, o advogado Arlindo Rocha anunciou sua desfiliação do partido. Rocha sempre deixou claro sua contrariedade com a proposta da reforma da Previdência e não gostou de ver o seu partido, o PSDB, fechar questão e votar 100% favorável a matéria. Um dos votos que mais pesou para a decisão dele, acabou sendo o da deputada Geovania de Sá. Rocha deve ficar sem partido, pelo menos pelos próximos meses.

Bom momento

Empresário Ramiro Cardoso, presidente da Associação Empresarial de Içara, destacou nesta manhã, em entrevista à Difusora, o bom momento da economia da cidade. “Tivemos um primeiro semestre de balança comercial no azul. Exportamos mais do que importamos e a tendência é que o ano termine da mesma maneira. Vivemos um bom momento e a aposta é que a cidade se transforme em um polo industrial”.

Empolgado

Secretário Paulo Brígido confirmou nesta sexta-feira, durante entrevista à Difusora, que o Condomínio Industrial terá as obras iniciadas em agosto. Ele tem mostrado muita confiança com as perspectivas para a obra. “Já temos registrado o interesse de empresas no condomínio. Içara vive um grande momento na economia e isso faz muita gente procurar o município para investir”.

 

Aeromédico

Comissão que discute a implantação do Serviço Aeromédico na região Sul teve encontro nesta manhã de sexta-feira com a direção do Hospital Santa Catarina. Na pauta, a criação de um heliponto para facilitar o acesso do helicóptero. “É mais um passo importante para a implantação do serviço. No caso do Santa Catarina, é uma ação simples, porque há espaço no estacionamento. Estamos trabalhando e a implantação do Aeromédico é questão de tempo”, explica o vereador Tita Belloli.

Mudou

O plenário da Câmara aprovou na madrugada de sexta-feira, por 445 votos a 15, um destaque (alteração) ao texto da reforma da Previdência que reduz, de 20 para 15 anos, na proposta, o tempo mínimo de contribuição exigido para homens do regime geral (setor privado) poderem se aposentar. Plenário também aprovou flexibilização para as mulheres e para policiais.

Embaixador

O presidente Jair Bolsonaro confirmou na quinta-feira, a intenção de indicar um dos filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PSL de São Paulo, ao cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, Jair Bolsonaro justificou.

 

Qualidade RAC

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) divulgou o Ranking Abes da Universalização do Saneamento, um importante instrumento de avaliação do setor no Brasil. De acordo com a pesquisa que apresenta o percentual da população das cidades brasileiras onde os resíduos sólidos recebem destinação adequada, os municípios de Criciúma, Içara e Sombrio têm 100% de coleta de resíduos sólidos realizada e 100% do conteúdo coletado tem a destinação correta. “Isso garante qualidade de vida para a população e a certeza de que há respeito e comprometimento com o meio ambiente”, explica a engenheira sanitarista da RAC Ionice Vefago.

Elogio

Presidente da ACI, Ramiro Cardoso, fez questão de destacar a importância da RAC Saneamento para a cidade de Içara. “Eles prestam um grande serviço do ponto de vista ambiental, mas tem também um perfil social de grande valia. Auxiliam no dia a dia de inúmeras entidades e por isso merecem o reconhecimento de toda a comunidade”.