Coluna Mercado Joice Quadros – 12/07/2019

38

Treviso tem muito a comemorar

Aos 24 anos de emancipação política completados esta semana, dia 8, a cidade de Treviso comemora índices entre as mais altas do país em qualidade de vida, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDMH) de 0,774, tem uma população estável estimada em 4.230 habitantes, podendo chegar a 7 mil em fins de semana, devido ao turismo, e 70% de sua arrecadação vem da indústria do carvão mineral. “Não muda nada carvão mineral e turismo”, expressa o prefeito Jaimir Comin (PP). A taxa de escolaridade é de 99,8% e é uma das melhores de Santa Catarina, e do país, em Qualidade de Vida, segundo avaliação recente da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esta qualidade de vida vem de uma combinação interessante. As três empresas mineradoras que atuam no município, a Rio Deserto, Metropolitana e Belluno, são empresas estáveis, “agem dentro da lei” diz o prefeito, e são responsáveis pela maioria dos empregos em uma cidade que o salário médio é 3,3 salários mínimos, com uma população ocupada na faixa de 48% em relação a população total. Acontece que 49% da população vive no interior e se ocupa do cultivo de milho, mandioca, feijão e banana, entre outros, na agricultura, além de carnes, frangos e suínos. “É que o nosso mineiro trabalha na mina e depois vai pra casa trabalhar na roça”, conta o prefeito Jaimir Comin, afirmando que esta é uma das razões da alta renda per capita do município.

Turismo

Com belas paisagens, acessos asfaltados e infraestrutura adequada, a cidade atrai desde quem quer praticar esportes radicais, como quer passar momentos tranquilos em meio à natureza. Estas atrações levam mais de 3 mil pessoas a passarem os fins de semana de semana, principalmente no verão, considerada a alta temporada. “As pessoas gostam tanto que já estão comprando sítios aqui e vem todos os fins de semana”, conta o prefeito Jaimir Comin. Treviso começou a ser colonizada em 1891 por imigrantes italianos. Até 1963, viveu basicamente da agricultura, quando iniciou um novo ciclo com a instalação da carbonífera Treviso, hoje desativada. É município desde 8 de julho de 1995.

Eleições na ACII

Adriana Mara de Oliveira e Tatiana Pavei devem ser eleitas por aclamação presidente e vice da Associação Empresarial de Içara, em Assembleia Geral que será realizada dia 23 de julho, para o mandato 2019/2021. A posse festiva será em 13 de agosto. A ACII foi fundada em 1996 e seu primeiro presidente foi Ramiro Cardoso (foto), que também é o atual, cumprindo seu mandato de 2017 a 2019.

Expressas

  • FESTA da Tainha neste final de semana no Rincão. Imperdível.
  • FESTA as Etnias de 10 a 15 de setembro em Criciúma. Escolas e instituições interessadas em participar com apresentações devem se inscrever até 19 de julho.
  • AGROPONTE acontecerá de 14 a 18 de agosto em Criciúma.
  • INSCRIÇÕES abertas na Fundação Cultural de Criciúma (FCC) para as oficinas de arte nas modalidades de Violão, Guitarra, Violino, Cavaquinho, Técnica Vocal, Piano, Teclado, Acordeão.
  • AMAR a Família, Honrar a Pátria e Respeitar o Próximo será o tema da Semana da Pátria de Criciúma. Secretária da Educação Roseli de Luca Pizzolo estima uma participação expressiva, em torno de uma centena, de escolas, entidades e fanfarras.

“Se há mais dólares entrando do que saindo, temos então maior capacidade de investimento e a possibilidade de mais empregos para a produção”. Presidente da ACII, Ramiro Cardoso, avaliando o superávit da balança comercial de Içara neste primeiro semestre.

Joice Quadros – Bacharel em Jornalismo (UFRGS). Pós-graduada em Educação e Gestão Ambiental. Especialista em Endomarketing e Comunicação Empresarial. Pesquisadora. Autora de livros de pesquisa histórica e biografias. Cadeira 28 da Academia Criciumense de Letras.