Missão é tema de estudo para padres e leigos na Diocese de Criciúma

Na última semana, padres e diáconos diocesanos e religiosos estiveram reunidos para o Estudo do Clero da Diocese de Criciúma. A atividade, realizada anualmente, sempre nesta época, abordou, neste ano, o tema “Missões”. O assessor do estudo foi o padre Walter Borghesi, da congregação dos Missionários Combonianos. O encontro aconteceu na sede da Fundação Shalom da Família, em Linha Batista, Criciúma.

“Todo o nosso fazer parece ser sempre em função dos outros e para os outros. Considerando esta frase de São João Maria Vianney, de fato, o sacerdócio não é para si e sim para os outros. Porém, sabemos todos nós que, os primeiros beneficiados de nossas pregações, não são os outros, mas nós mesmos. A salvação que pregamos em nome de Jesus Cristo, não é tão somente para os outros, mas para nós também. Não somos somente propagadores da Boa Nova, mas partícipes da Boa Nova. Evangelizamos e somos evangelizados. Doamo-nos, mas também ganhamos com esta doação. Esperamos cada padre com alegria e vamos, juntos, rezar e refletir sobre a nossa vida de Igreja?”, pontua o coordenador da Pastoral Presbiteral, padre Antônio Vander da Silva.

Já no sábado, foi a vez dos leigos e leigas da Diocese de Criciúma, em sua maioria catequistas e liturgistas, se reuniram por ocasião do Seminário Diocesano de Catequese e Liturgia, no Palácio das Águas, em Nova Veneza. O tema “Missão – Batizados e Enviados” teve a assessoria do padre Jaime Coimbra do Nascimento, do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), da Arquidiocese de Londrina (PR), e da Irmã Fátima Guimarães Felizardo, Missionária da Imaculada, da Arquidiocese de São Paulo (SP). Cerca de 350 pessoas devem participar da atividade organizada pela Coordenação Diocesana de Pastoral.

Faltam 90 dias para a 25ª Romaria da Terra e das Águas

A Diocese de Lages já vive a ansiosa expectativa da realização da 25ª Romaria da Terra e das Águas de Santa Catarina. O evento, com data marcada para o dia 15 de setembro de 2019, será realizado na praça da matriz São Pedro, em São José do Cerrito (SC), a terra do Karú, palavra de origem indígena que significa ‘terra fértil’.

Tradicionalmente as Romarias da Terra e das Águas de Santa Catarina percorre as dez Dioceses catarinenses, de dois em dois anos, nas proximidades da festa litúrgica da ‘Exaltação da Santa Cruz’. A última, realizada pela Diocese de Tubarão, no ano de 2017, reuniu mais de 10 mil pessoas na cidade de Pescaria Brava (SC). A 25ª edição, que comemora o Jubileu de Prata das Romarias, vem sendo preparada desde agosto de 2018, quando durante a 52ª Assembleia Regional de Pastoral, foi anuncia a Diocese de Lages como a organizadora da Romaria Jubilar.

Com o tema ‘Semeando Vida no Campo e na Cidade’; e lema, “Toda a criação está gemendo como em dores de parto” (Rm 8,22), a 25ª Romaria da Terra e das Águas tem como objetivo alertar, como pede o Papa Francisco, para o cuidado com a ‘Casa Comum’, e o fortalecimento da mística e da espiritualidade ecológica, com atitudes que valorizem a agroecologia, a distribuição de mudas, as sementes crioulas e os alimentos saudáveis.

De acordo com dom Guilherme Werlang, bispo de Lages, o cartaz da 25ª Romaria da Terra e das Águas, apresentado durante o Conselho Regional de Pastoral, realizado em março deste ano, representa todas as realidades do campo e da cidade, presentes no estado de Santa Catarina. “Desde os caboclos até os indígenas e quilombolas. Neste cartaz procuramos apresentar o rosto do nosso povo catarinense”, disse.