Órgão comemora neste sábado o aniversário de instituição no município

Importante na defesa do consumidor, o Procon de Içara tem muita história para contar. No dia 15 de junho, o órgão comemora 15 anos de instituição no município. Durante este período, o órgão contribuiu fundamentalmente na vida de cada cidadão içarense.

“Trabalhamos na proteção e defesa de cada cidadão içarense, sempre buscando defender e proteger aquele nos procura, trazendo um pouco de alento para um consumidor cujos direitos continuam sendo todos os dias desonrados”, comentou a diretora executiva do Procon Içara, Karoline Calegari.

O Procon trabalha na proteção e defesa de cada cidadão, buscando defender e proteger quem os procura, trazendo um pouco de alento para o consumidor, cujos direitos, continuam sendo todos os dias desonrados.

“Combatemos os abusos praticados contra o mais vulnerável, o superendividamento, os problemas de consumo do cidadão idoso, a crise gerada pela recessão econômica e seus reflexos na vida das pessoas e buscamos sempre solucionar os problemas em sua raiz, construindo soluções para todos os munícipes, enquanto identificamos problemas individuais”, completou a diretora.

Os consumidores que precisarem dos serviços devem procurar a instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13hrs às 17hrs, com sede na Rua Altamiro Guimarães, 356, Centro; ou ainda través do telefone (48) 3432-5299.

Ações promovidas

– Foram mais de 7 mil consumidores atendidos, com um índice de resolutividade que chega a 90% de acordo com os dados do Sistema de Informações Nacional dos órgãos de Defesa do Consumidor (Sindec);

– Foram mais de 450 audiências conciliatórias realizadas, com índice de resolução de 73,5%;

– O número de processos administrativos subiu 154% no ano de 2017 em relação ao ano anterior, e mais 197% em 2018 em relação à 2017. Indicando que a fiscalização e o controle sobre as práticas abusivas cometidas aos consumidores são cada vez melhor detectadas e coibidas;

– Reforço no atendimento multicanal, nas redes sociais com as páginas oficiais do Procon nas redes, transmitindo dicas diárias e informado acerca das ações realizadas pelo órgão. Além das orientações via telefone, e correio eletrônico;

– Adquiriu o primeiro veículo próprio – PROCON Móvel – intensificando a fiscalização, e possibilitando atendimento itinerante, através de fundo próprio;

– Ações itinerantes, com diversas atividades e registro de reclamações. Tirando dúvidas, proferindo palestras, distribuindo cartilhas e folders de orientações sobre os direitos do consumidor;

– Realização de operações de fiscalização que são amplamente divulgadas (Operação Semana Santa, Volta às aulas, Páscoa, Combustíveis, Dia das Crianças);

– Ações informativas e educativas nas comunidades em parceria com as Secretarias Municipais;

– Julgamento de mais 400 processos administrativos em fase recursal através do CONDECOM (Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e Cidadania), além de estudar, discutir e apresentar projetos para implementação de políticas públicas em defesa do consumidor no município;

– Implantação e execução do projeto Içara Online, possibilitando o acesso gratuito a rede de internet WiFi nas imediações da Praça São Donato, Rua Cel Marcos Rovaris e Praça da Juventude.  Através da reversão de multas aplicadas pelo próprio órgão, a fornecedores que agem em desacordo com a legislação consumerista, com acesso à plataforma Consumidor.Gov;

– Reuniões periódicas e campanhas com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município;

– Uniformização da equipe e reestruturação da sede do Procon (mobília, computadores, assentos, telefones, projetor, máquina fotográfica, notebook) conferindo mais comodidade e dignidade no atendimento ao cidadão. Tudo com recurso do fundo próprio.