Análise acusa vírus na plantação de fumo

703

Doença causa diminuição de tamanho e amarelecimento das folhas da planta, fazendo com que ela perca o valor comercial

O exame realizado no Laboratório de Diagnóstico Fitossanitário de Porto Alegre acusou a doença do potato vírus y – Vírus da batata – nas plantações de fumo nas localidades de Esperança e Santa Cruz. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira, no encontro realizado com os produtores rurais, o vereador e presidente do Samae de Içara, Geraldo Baldissera, e o representante da Epagri.

O problema foi levantado pelos agricultores que procuraram a Epagri e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara. Em uma reunião no começo de setembro, com a presença do prefeito Murialdo Gastaldon, os agricultores pediram para que um exame fosse realizado para verificar a causa da doença.

A doença causa diminuição de tamanho e amarelecimento das folhas da planta fazendo com que ela perca o valor comercial. Os prejuízos até o momento giram em torno de 35%. Como medida para evitar a proliferação do vírus e consequentemente prejuízos futuros ficou definido que as plantações de batata inglesa, nos arredores das plantações de fumo, serão descontinuadas nas próximas safras para que não haja prejuízos aos agricultores locais.