Conselho Diocesano de Pastoral realiza segunda reunião do ano

Na manhã de quinta-feira, os membros do Conselho Diocesano de Pastoral da Diocese de Criciúma estiveram reunidos no Centro de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Cidade Mineira, em Criciúma, para sua segunda reunião do ano. A oração foi conduzida pela secretária paroquial Leia Antunes e a apresentação do histórico da Paróquia feita pelo pároco, padre Gabriel Manarim Dalmolin.

Iniciação à Vida Cristã

Na pauta da atividade, a reflexão acerca da segunda urgência do Plano Diocesano de Pastoral, sobre a “Igreja, Casa da Iniciação à Vida Cristã”, conduzida pelo diácono Jadilson Tasca, que é um dos assessores da Catequese na Diocese. “A iniciação à vida cristã não é uma tarefa exclusiva do padre, do catequista, mas também da comunidade”, ressaltou o diácono durante sua explanação. Jadilson lembrou o projeto da Escola Diocesana de Catequese, que ocorre durante este ano e a preocupação na abordagem da metodologia para que os catequistas possam exercer bem sua missão.
Dentro do aspecto da Iniciação à Vida Cristã, o Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Antônio Júnior, observou diversas iniciativas que estão sendo realizadas na Diocese: a boa adesão por parte das paróquias à Escola Catequética, que teve todas as vagas preenchidas e a formação que está sendo oferecida aos catequistas; a nova revisão dos roteiros de acordo com o que orienta a Igreja; o recente Encontro Diocesano de Colaboradores Paroquiais, tendo por tema a acolhida nas paróquias; a inclusão do tema em dois encontros do roteiro dos Grupos Bíblicos em Família para o Tempo Comum; além do encontro que será organizado com os profissionais envolvidos na organização de eventos e prestação de serviços no sacramento do Matrimônio.

Preparação para o Matrimônio

A apresentação do pré-projeto para o roteiro de encontros pré e pós Matrimônio na Diocese, para o ano de 2020, teve destaque na pauta do Conselho. Inspirado nos documentos da Igreja e em outras iniciativas no Brasil, a princípio a proposta inclui oito encontros antes do sacramento e dois pós. Segundo padre Antônio Júnior, o roteiro foi desenvolvido a partir das três perguntas que são feitas aos noivos no rito do consentimento matrimonial. Duas paróquias, uma de realidade urbana e outra rural deverão ser objeto de experimento para que o projeto possa ser apresentado e aprovado em Assembleia Diocesana de Pastoral, em outubro próximo.

Missão

Outro destaque da reunião foi o Mês Missionário Extraordinário, cuja temática “Batizados e Enviados”, bem como suas propostas em âmbitos diocesano e paroquial foram apresentadas pelo coordenador da Comissão Missionária Diocesana (COMIDI), padre Antonio Mendes. Conforme o coordenador, a ação principal que deve marcar o mês de outubro de 2019 deve conter três dimensões: “oração, oferta e saída missionária”. Em breve, a proposta e orientações para boa vivência do mês indicado pelo Papa Francisco chegarão às paróquias. Cada diocese do Brasil, durante a Assembleia Geral da CNBB, recebeu sua Cruz Missionária como sinal para celebração deste tempo. Diante do assunto, padre Antônio Júnior lembrou a importância da oração pelos missionários que nasceram na Diocese e hoje atuam em comunidades religiosas espalhadas pelo mundo e, mais próximo ainda, o padre Valmor Della Giustina, que faz missão em Witmarsum (SC).
O tema Missionariedade orientará dois momentos importantes na caminhada da Diocese: de 25 a 27 de junho, o Estudo Diocesano do Clero, na Fundação Shalom; e no dia 29 de junho (somente neste dia e não mais dia 30), o Seminário Diocesano de Catequese e Liturgia, no Palácio das Águas, em Nova Veneza, com dez vagas por paróquia.

Revista da Diocese

Na reunião, o Conselho também tomou conhecimento dos resultados do instrumento de avaliação a respeito da Revista da Diocese. Os apontamentos feitos pelas comarcas foram apresentados pelo secretário da Coordenação de Pastoral, Marcos Tramontin. Assim, ficou determinado que o periódico continuará sua missão, buscando atender as sugestões enviadas à Diocese, com uma equipe maior e três edições por ano, seguindo os tempos Pascal, Comum e do Natal.

Próximas atividades

A próxima reunião do Conselho de Pastoral está agendada para o dia 1º de agosto, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Pinheirinho, em Criciúma. No calendário de atividades diocesanas, foram lembrados também os estudos nas regiões pastorais Norte no dia 10 de setembro e Sul no dia 11 de setembro, tendo como tema o Sínodo da Juventude.