Palestra sobre economia marca celebração pelos 79 anos da Acic

9

Evento em comemoração ao aniversário reuniu associados, conselheiros, diretores e colaboradores da entidade, lideranças e demais convidados

Criciúma

Associados, conselheiros, diretores e colaboradores da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), lideranças e demais convidados reuniram-se na noite de segunda-feira (19), em celebração aos 79 anos da entidade, completados no último domingo. O encontro foi encerrado com palestra ministrada pelo economista-chefe do Sicredi, André Nunes de Nunes.

Em seu pronunciamento, o presidente Valcir José Zanette ressaltou que a Acic cresceu ordenada e vigorosamente, creditando esse crescimento às qualidades empreendedoras dos seus fundadores, ex-presidentes e suas respectivas diretorias, que se dedicaram à causa associativista.

“Com total igualdade, queremos expressar nossa gratidão e reconhecimento a cada um dos nossos associados, pois são eles o fundamento e a razão principal da existência da Acic. Ao longo destas quase oito décadas, coube aos empresários associados liderarem a associação, criando estruturas de apoio e serviços”, enalteceu.

“Destaco ainda o trabalho e a dedicação dos diretores executivos e dos colaboradores, que aqui trabalharam ao longo desses anos. Cada um tem contribuído para o sucesso e a relevância dessa entidade”, acrescentou Zanette.

Representatividade

O presidente evidenciou também a estrutura modelo da Acic, o amplo portfólio de serviços ofertados aos associados e à comunidade em geral, bem como a representatividade na defesa dos pleitos da região, atuando em prol do desenvolvimento socioeconômico.

“Nosso sentimento é de orgulho e responsabilidade por estarmos à frente desta entidade, que tem assumido uma posição de destaque nas questões que tratam de inovação, ciência, tecnologia, educação, empreendedorismo, enfim, ao que se refere ao fortalecimento da classe empresarial e à promoção do desenvolvimento regional”, salientou.

Prefeito em exercício de Criciúma, Ricardo Fabris, igualmente abordou a importância da entidade no cenário regional. “A maior obra da Acic é seu legado. Na Via Rápida, tem a digital da Acic, assim como no movimento em prol da segurança pública. Criciúma está pronta para dar um salto de desenvolvimento, mas isso só será possível com o apoio da Acic”, entende. 

Cenário e perspectivas para a economia

Explanando sobre o tema Cenário e Perspectivas para a Economia, André Nunes de Nunes falou sobre os movimentos globais desde a pandemia de coronavírus e a forma como influenciam o desempenho do Brasil. “Assim como vimos a recessão, a recuperação e o crescimento desacelerando lá fora, o que se projeta é um crescimento em menor ritmo para 2023 e 2024”, pontuou.

“Da mesma forma, o Brasil entra em uma fase de desaceleração, por conta da necessidade de manter as taxas de juros mais altas para controlar a inflação. Mas o país não vai acabar ou entrar em outra crise. Até porque, em comparação com outros emergentes, leva vantagem por ter um setor primário dinâmico e competitivo, estabilidade geopolítica, reformas e privatizações em maturação, estar pouco exposto à crise bancária, entre outros fatores”, citou.