Área da Saúde sofre com afastamento de profissionais

25

A pandemia do novo coronavírus tem trazido problemas também para os funcionários que atuam na saúde

Criciúma

Os municípios da região carbonífera têm sofrido com os profissionais da área da saúde que tiveram que ser afastados devido terem testado para a Covid-19. Em Criciúma, mais de cem trabalhadores estão afastados. Em Balneário Rincão, nove estão afastados, com alguns deles internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) em estado grave. Também Içara já teve mais de 50 integrantes da saúde afastados para ficar em quarentena.

Ontem (20), as unidades de saúde dos bairros Colonial e São Marcos, em Criciúma, estavam fechadas temporariamente devido o afastamento de profissionais por causa da pandemia de Covid-19. A medida foi tomada para segurança da população. As UBSs serão reativadas assim que os profissionais retornarem, com todos os cuidados para a segurança dos usuários. Atualmente mais de 100 profissionais da saúde de Criciúma estão afastados por estarem positivados com a doença.

A Secretaria de Saúde informou que os usuários das UBSs fechadas estão sendo atendidos na Unidade de Saúde do Bairro Metropol, para onde foram remanejados os profissionais em atividade e que é de Porte II, com distância aproximada de um quilômetro das UBSs temporariamente fechadas.

Balneário Rincão

Em Balneário Rincão, a Secretaria de Saúde também está passando por dificuldades para o atendimento da população devido ao afastamento dos funcionários positivados para a Covid-19. O secretário de Saúde do Município estará atendendo hoje no Centro de Triagem para ajudar a equipe que está desfalcada.

Balneário Rincão estava ontem com 335 casos confirmados do novo coronavírus, com 243 curados. Em tratamento domiciliar estão 79 pacientes e cinco em tratamento hospitalar, sendo que todas estavam na UTI. Entre eles, estão os servidores da saúde. O município ainda conta com 11 casos suspeitos, com uma pessoa internada na UTI.

Içara também tem sofrido com o afastamento dos trabalhadores da saúde. Na última semana, mais de 50 profissionais estavam afastados. Somente em um dia, nove dos 12 funcionários da Unidade de Saúde do Jardim Elizabeth testaram positivo para a Covid-19.