Amin na região

Senador Esperidião Amin vai cumprir agenda no Sul do Estado nesta sexta-feira. A passagem dele pela região marca também o início da articulação progressista para a disputa da eleição do próximo ano. A agenda de Amin começa por Içara. Às 14 horas, acompanhado pela pré-candidata do PP Dalvania Cardoso, ele visita o Hospital São Donato. Deve engrossar o coro no apoio a instituição que está com a saúde financeira comprometida em função de ações do Governo do Estado. Na sequência, Amin tem encontro em Criciúma com a cúpula progressista na cidade. Encerra a noite com um ato regional de mobilização da militância. O PP hoje é governo em Lauro Müller, Treviso, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Forquilhinha e Urussanga. Meta é tentar pelo menos manter o número de prefeituras.

PSB

O PSB de Morro da Fumaça ensaiou, há pelo menos dois anos, a possibilidade de indicar um candidato a prefeito na disputa eleitoral do próximo ano. A intenção havia esfriado, principalmente depois que Cleiton Salvaro ficou como suplente de deputado estadual. Agora, com o deputado prestes a voltar a ocupar uma cadeira na Alesc, os militantes se reanimaram.

Sem Recesso 

Deputado Jessé Lopes protocolou ontem na Alesc um projeto de emenda à constituição que acaba com os 15 dias de recesso no meio do ano. “Uma medida que vai ao encontro do que a sociedade quer. Consegui 15 assinaturas, foi no limite. Agora o projeto vai para a CCJ e em seguida ao plenário. Para ser aprovado ele precisa de maioria absoluta dos votos em dois turnos. Vou trabalhar pela aprovação porque entendo que é o correto”, justifica o deputado.

Acima do Esperado

Equipes da Cermoful preparam uma ação para este fim de semana. Ato programado para a área central de Morro da Fumaça vai ampliar a divulgação do programa de vantagens criado para os sócios e que prevê descontos em Saúde e Educação. “Será um evento com a parceria das universidades, do Itesc e que vai divulgar o programa e trazer atrações para a comunidade. Será no espaço ao lado do Paço Municipal”, explica Anderson Estácio. Segundo ele, se a previsão de chuva se confirmar o evento vai ser transferido. Desde a última semana, quando o serviço foi lançado, a procura tem se mantido acima do esperado. “Muita gente procurando e já aproveitando os benefícios”.

Polêmica

Deputado Jessé Lopes foi alvo de críticas ao se manifestar na Tribuna da Assembleia Legislativa. A pauta da Cultura do Estupro havia sido levantada pela deputada Luciane Carminati quando Jessé afirmou “. “Se você quiser andar na rua com a sua sainha, com seu shortinho, com seu decote, ótimo. Se você quer chamar a atenção de estupradores, você sabe os riscos que está correndo. Se você se deparar com essa situação, lamento”, disse Jessé. Ontem pela manhã, em entrevista à Difusora, ele comentou a declaração. “Quem fala isso não sou eu, é a ONU. Não disse que as mulheres não podem se vestir assim, apenas disse que há riscos. Me manifestei no sentido de prevenção. Porque todo homem olha diferente e os criminosos também vão olhar”, resumiu Lopes, que descarta a existência de uma cultura do estupro no Brasil. “Por aqui isso não existe. Eu não concordo com essa tese”

Agromel

Agromel 2019 será oficialmente apresentada na próxima segunda-feira. “Vai ser em um ato no paço e nesse encontro vamos apresentar a programação completa. Vai ser um evento para impulsionar o turismo da cidade”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico Paulo Brígido. Até o momento estão confirmados os shows da dupla Marcos e Belutti e Nenhum de Nós. “Agora vamos definir o show de domingo. Será um atração mais raiz, mas no domingo vamos ter também show gospel e para crianças. São todos shows gratuitos”.

Violência

Comissão criada na Câmara de Vereadores para criar ações contra a violência contra a mulher teve encontro ontem com a Secretaria de Educação de Içara. A intenção é ativar, ainda este ano, uma campanha piloto em pelo menos duas escolas do município. “Uma escola no interior e outra na área central. Conversamos sobre isso com a secretária e decidimos iniciar a ação ainda este ano. O caminho é a educação. Não há outro”, afirma a vereadora Edna Benedet.

Cotas 

Um projeto de lei busca acabar com o critério racial de reserva de vagas em universidades e institutos federais de ensino. Conforme a proposta, permanecem a cota para pessoas com deficiência e a cota social. Atualmente, a Lei de Cotas reserva, no mínimo, 50% das vagas disponíveis em universidades e em institutos federais, em cada processo seletivo, curso e turno, a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Autora da proposta, a deputada Professora Dayane Pimentel (PSL-BA) argumenta que “todas as formas de discriminação são vedadas constitucionalmente” e “não caberia à legislação ordinária estabelecer tais distinções raciais no ordenamento jurídico”.