Murialdo compartilha sucesso da administração com servidores

106

Prefeito deixa o cargo no dia 31 de dezembro, quando completará oito anos de administração

Içara

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, completa os oito anos de administração no dia 31 de dezembro e deixará o cargo para a prefeita eleita Dalvânia Cardoso, que terá a missão de conduzir Içara para os próximos quatro anos. Murialdo deixa o cargo com a missão de ter feito o melhor para a cidade. Ele quer dividir todo o sucesso alcançado com cada servidor, que trabalhou nestes oito anos, e que esteve à frente da administração.

Na despedida, Murialdo deseja a todo o povo de Içara muito sucesso, e, para a prefeita Dalvânia Cardoso, que ela faça um governo realizador. Após deixar o cargo, o prefeito voltará a trabalhar na Unesc, onde é professor do curso de Economia. 

Jornal Gazeta – Prefeito, gostaríamos de uma avaliação sua sobre os oito anos de administração.

Murialdo Canto Gastaldon – O sucesso desses oito anos é compartilhado com cada servidor que deu o seu melhor e trabalhou muito para Içara deixar de ser uma cidade dormitório, um puxadinho de Criciúma. Hoje somos uma nova cidade em desenvolvimento econômico, emprego, educação, infraestrutura e saúde. A participação de todos, governo, empreendedores, trabalhadores do campo e da cidade foi o que viabilizou esse salto. Mantidos esse rumo e ritmo, em breve seremos a segunda economia do sul catarinense.

Gazeta – Que obra o senhor pretendia realizar e não conseguiu?

Murialdo – Içara ainda precisa de várias obras estruturantes e ações, tenho a consciência de que não fizemos tudo, mas fizemos muito, e deixamos a casa organizada para que a próxima gestão faça ainda mais. Muitas obras não inaugurarei, mas deixarei em andamento de forma irreversível, com dinheiro assegurado para suas conclusões. Porém, o novo módulo esportivo, que trabalhei para fazer, deixarei pronto somente o projeto.

Gazeta – O senhor já tem projeção do futuro. Pretende voltar para a Unesc ou tem outros planos?

Murialdo – Eu sou professor por profissão com muito orgulho, a política sempre esteve presente na minha vida por acreditar que é através dela que se muda a vida das pessoas. Assim fui vereador e depois retornei para sala de aula e assim será como ex-prefeito. Eu retornarei para Unesc onde exerço a minha profissão. Conversei com a Reitora da Unesc e combinamos meu retorno lá para fevereiro. Foi uma excelente conversa, sendo que darei o máximo de mim para contribuir com a universidade a partir do ano que vem. Saí da Unesc para a prefeitura e após esses oito anos eu volto da prefeitura para a Unesc.

Gazeta – Com um alto índice de aprovação do governo, o que faltou para fazer o sucessor?

Murialdo – Faltou fazer a política como administramos a cidade. Ouvindo as pessoas sendo sensível as vozes da rua, da sociedade civil organizada. Nosso partido abriu mão de um projeto de cidade por um projeto pessoal, um sonho solitário que foi conseguindo aglutinar pessoas da política, mas não da cidade. Um erro estratégico que as urnas demonstram o resultado. Fizemos um governo com todos, por isso a aprovação tão expressiva. Todos os setores da cidade se empenharam em dar resultado, fazer a sua parte pelo bem comum independente de política partidária. Esse é o novo caminho. As pessoas são soberanas, não existe mais eleição de gabinete, e se quem colocou nosso partido nessa situação não entender isso, outras derrotas virão. Tínhamos excelentes nomes para disputar a eleição, o partido escolheu o que tinha a mais alta rejeição. Governo nenhum transfere voto para candidato que tem de rejeição o dobro de aprovação.

Gazeta – Este ano de pandemia foi realmente muito difícil de administrar?

Murialdo – Foi e está sendo muito difícil para todos. Temos famílias perdendo entes queridos, vários profissionais da administração pública adoeceram no atendimento à população. Dois funcionários do Hospital São Donato faleceram por Covid-19. A UTI está lotada. As aulas presenciais continuam interrompidas. Está difícil para todos e essa situação ainda levará um tempo para ser superada. Junto da crise de saúde vem a crise econômica, que faz com que as pessoas tenham que correr mais riscos para poder trabalhar e ter o seu sustento. É uma situação muito difícil, sem precedentes e que estamos trabalhando duro para minimizar os impactos para toda a população. É desafiador, mas a população de Içara e o governo municipal vem vencendo essa batalha juntos. Eu quero aproveitar essa pergunta para deixar minhas condolências e meu abraço à todas as famílias que sofreram com a perda de um parente, e reforçar o pedido de cuidado redobrado nesse momento em que o sistema de saúde está lotado.

Gazeta – Deixe uma mensagem para a população de Içara.

Murialdo – Eu gostaria de deixar uma mensagem a toda população de Içara. Primeiro gostaria muito de agradecer pela confiança depositada em mim, no Sandro e em toda nossa equipe. Foi um prazer e uma honra trabalhar para vocês e com vocês. Tenho muito orgulho do que construímos, foram oito anos de pleno desenvolvimento, mesmo enfrentando as crises econômicas, política e de saúde mais duras da história. Só foi possível fazer um governo realizador porque fomos ousados, todos nós, eu e o Sandro, os secretários e servidores, os empresários e os trabalhadores da nossa cidade. Não perdemos a coragem e nem a esperança nos momentos difíceis e agimos com rapidez nos momentos de oportunidades. Quero por fim desejar sucesso à Dalvânia, que ela faça um governo realizador e que leve Içara ainda mais longe. Porque como eu sempre disse desde a minha primeira eleição, o que importa é Içara. Grande abraço a todos, um feliz Natal em família e um Ano Novo cheio de realizações.