Ótima notícia

A partir de abril o Hospital São Donato deve ampliar seus serviços. Diretor administrativo da instituição, Júlio De Luca confirmou na manhã dessa sexta-feira, durante entrevista à Difusora, a contratação de um pediatra para atuar no pronto-socorro. “O Governo de Içara está assegurando o dinheiro necessário para colocar um pediatra, de segunda a segunda, das 17 às 23 horas, um profissional pediatra para qualificar ainda mais o serviço. Só estamos procurando o profissional para iniciar esse trabalho”. Durante entrevista à Difusora, De Luca fez questão de elogiar a atual administração. “Você pode gostar ou não do prefeito, mas é preciso reconhecer que tem sido extremamente parceiro do hospital. Agora vai repassar mais R$ 15 mil e garantir o pediatra e isso é benefício direto para a população”.

Economia se arrasta

Professor e economista Enio Coan disse na manhã dessa sexta-feira, durante entrevista à Difusora, que apostar na reforma da Previdência como solução para a economia é um erro. “Não vai resolver. Não é a redenção. A reforma, se aprovada, vai ter efeito de longo prazo e o Brasil tem urgência. Estamos completando três meses de um governo que ainda fez muito pouco. Janeiro já mostra tropeços na nossa economia e estamos com uma recuperação lenta demais, quase parando”.  Segundo Coan, o governo precisa trabalhar para retomar a produção industrial no país e resolver os 25 milhões de desempregados. “Precisa ser parceiro, mas ainda se viu muito pouco”.

Festa

Município de Urussanga definiu a comissão organizadora da Festa do Vinho. Responsabilidade de definir os detalhes da festa será de Sergio Maccari e Clenio Fontanella. “Vamos definir o modelo do evento e então começar a discutir os detalhes da programação. Começamos primeiro na Ritorno, que é a primeira festa da cidade no ano e que vai servir também para divulgar a Festa do Vinho”, detalhou Maccari na manhã dessa sexta-feira, durante entrevista à Difusora. A festa de Urussanga tem um forte apelo social, com a presença de entidades que atuam na festa, lucram com esse dinheiro, mantém suas atividades. Mesma pegada deve ser adotada pela Agromel, durante o mês de junho, em Içara.

Obras

Secretaria de Serviços Urbanos tem focado o trabalho na região do Loteamento Casagrande. Segundo o secretário Geraldo Baldissera, o trabalho intensivo tem sido realizado para devolver as condições de trafegabilidade e dar mais conforto para a comunidade.

Operando

A Azul Linhas aéreas segue operando normalmente no Regional de Jaguaruna. Empresa usou norma da legislação que só exige caminhão de bombeiros em aeroportos que movimentem mais de 200 mil passageiros por ano. “Operamos com 175 mil/ano, então a Azul optou por seguir normalmente com suas atividades. Apenas a Latam cancelou”, explica Andre Costanzo, diretor comercial da RDL, que administra o Aeroporto de Jaguaruna. Desde que foi implantado, o Aeroporto de Jaguaruna tem se consolidado com voos quase lotados e a procura em alta. O problema é que contratempos como esse podem acabar aos poucos minando a confiança das companhias e também dos passageiros e acabar afetando o futuro da aeroporto.

Contra a terceirização

Câmara de Vereadores de Içara deve analisar na próxima semana um projeto de proíbe o município de contratar carros terceirizados para prestar serviços ao município. A proposta é da vereadora Silvia Mendes. A justificativa, segundo ela, é que a prefeitura tem veículos suficientes e a contratação desses terceirizados representa um gasto excessivo. A proposta chama atenção porque vai na contramão de muitas teorias que defendem que ter um carro próprio, com custos de manutenção, documentação e depreciação sai muito mais caro. Içara tem hoje locadas as motos dos agentes de trânsito. Dois veículos Gol para a mesma função e um Voyage do gabinete do vice-prefeito.

Apelo

Ao prestigiar a inauguração da Unidade de Recuperação Ambiental Beira-Mar Norte, na quinta-feira, em Florianópolis, o governador Carlos Moisés da Silva fez um apelo para que os municípios catarinenses se unam em prol do saneamento básico e enviou uma mensagem aos prefeitos, convidando-os a manter vínculos com o Governo do Estado por intermédio da Casan. “Conclamo aos municípios que se unam para estar com o Estado de Santa Catarina em prol do saneamento básico do nosso Estado. E este é um dos papeis da Casan”, afirmou. Em seu discurso, o governador enfatizou que “o Governo de Santa Catarina é parceiro dos prefeitos” e sugeriu que é hora de recolher as bandeiras político-partidárias. “Independentemente de encaminhamento ideológico ou de bandeira político-partidária, os municípios sendo mais fortes, o Estado de Santa Catarina também será mais forte”.