Encerrado o período de veraneio, é época de avaliar o que deu certo e já começar a projetar a próxima temporada em Balneário Rincão. E com a autorização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) em mãos, os passos seguintes estão traçados: terminar o projeto, promover a licitação e dar início à segunda etapa do calçadão à beira-mar, que deve chegar até as proximidades da Plataforma Norte.
“Provavelmente no mês de junho começaremos a próxima etapa do calçadão, que foi bem feito e aproveitado pela população, veranistas e turistas, de segunda a segunda”, enaltece o diretor de Eventos da secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, Fernando Casagrande
Ainda exaltando a obra entregue na última temporada, ele afirma que o ganho com a estrutura foi além do esperado. “O ganho com o calçadão foi demais, por conta do que as pessoas falavam, nós víamos os semblantes dos que frequentavam o local. E isso nos contagiava. Pelo número de elogios que a equipe, mas principalmente o prefeito Jairo Custódio recebeu, pois é um batalhador, cuidou desta obra, assim como faz em toda a cidade, dia e noite. Então a satisfação em ver tudo acontecer foi muito importante e gratificante”, declara.
“Sabíamos que seria uma temporada promissora tanto pelos eventos promovidos quanto pela inauguração do calçadão, que foi o ponto alto deste verão. Até hoje comentamos que o calçadão foi o divisor de águas para o nosso município”, acrescenta Casagrande.
“A partir desta obra sabíamos que a cara do Balneário Rincão mudaria e para melhor. A expectativa foi alcançada. Os eventos organizados tiveram notoriedade e participação maciça do público. Nos dedicamos para que o turista viesse para a cidade e tivesse opções para se divertir, mas também, que se fosse à beira-mar, tivesse uma praia limpa e com atrações durante os finais de semana”, pontua Custódio.
Avaliação positiva
Balneário Rincão encerra a temporada com saldo positivo, na avaliação do prefeito. “Esta foi uma temporada completamente diferente da anterior. Investimos muito em eventos para atrair o turista para o Rincão e para que ele permanecesse durante toda temporada e foi o que aconteceu. Nosso planejamento deu certo. E daqui para frente é melhorar ainda mais”, assinala.
“A abertura da temporada foi no dia 14 de dezembro com o show do Leonardo, quando passaram cerca de dez mil pessoas na arena. Nem mesmo a chuva atrapalhou o evento que deu a largada para uma temporada magnífica”, comemora Casagrande, enfatizando que a programação foi organizada para atender todos os públicos.
“Tivemos show gospel com Leandro Borges e Gabriela Rocha; regionais com duplas da cidade, a exemplo de Elton e Everton; RockNejo, SambAxé; Maiara e Maraisa, o CarnaRincão. O Trem da Alegria voltou a circular pelas ruas da praia, mais um diferencial para a temporada. Um resgate. Natal Luz, Natal na orla, chegada do Papai Noel, as casas iluminadas, todos se envolveram para que desse certo, além das competições esportivas. E assim aconteceu”, frisa.
Segurança
Segundo Casagrande, a segurança também foi um diferencial. “O índice de criminalidade caiu. Isso podemos dizer que foi uma das maiores conquistas, e só aconteceu por conta dos locais mais iluminados, com mais segurança, policiamento nas ruas, câmeras de monitoramento. A partir disso, a gente sabe que o Balneário passou a ser visto de outra maneira de fato”, coloca.
Todos os eventos realizados contaram com a parceria das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. “Nós deixamos sempre muito seguro com revistas e isso trouxe famílias inteiras para frequentar e usufruir de cada evento. Assim, essas pessoas perceberam que era seguro e consequentemente vão voltar. Percebemos isso uma vez que o público só aumentou”, diz o diretor de Eventos.
Atrações preparadas também para o restante do ano
De acordo com Jairo Custódio, os investimentos no turismo seguem e atrações serão preparadas também para o restante do ano. “Nossa cidade precisa atrair turistas durante todo o ano, não só no verão, mas na baixa temporada também. Para isso acontecer, já estamos organizando a JuliFest e a Festa da Tainha, que este ano estarão mais organizadas e com mais atrações”, promete.
“Buscamos incentivar o turista a comprar em nosso comércio, com parcerias com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas). Hoje recebo ligações de comerciantes agradecendo pelos atrativos, pois venderam mais que na última temporada. Isso também foi uma grande conquista”, avalia o prefeito.
“O comércio se interessou mais. O Rincão teve uma temporada contagiante. Foi uma sinergia legal. Nosso município deixou de ser ‘roncão’ e passou a se chamar Rincão de verdade. As pessoas batem no peito e se orgulham de dizer que moram aqui”, completa o diretor de Eventos, Fernando Casagrande.