Nova direção

O presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Max Luiz (PL), já definiu quem irá ocupar a direção da Câmara de Vereadores a partir de novembro. A função, que até o dia 31 segue sendo ocupada por Giovanni Felipe, será ocupada por Jadna Mendes. Ex-gerente da Afasc, ela chega no legislativo já com experiência no serviço público. “Já está definido. Só aguardo o fim do período do Giovanni, que segue até o dia 31, e em seguida nomearemos a Jadna”, explica Max. Apesar do trabalho desenvolvido e da boa relação com o presidente da Casa e com os demais vereadores, Giovanni Felipe resolveu pedir sua exoneração da função. A partir de novembro ele passa a atuar junto ao gabinete da deputada federal Júlia Zanatta. “Vou atuar na representação do mandato no Estado”, explica.

Alvo de críticas

A presença da prefeita Dalvania Cardoso em eventos com bolsonaristas e o próprio Bolsonaro tem sido alvo de críticas da oposição na cidade. A leitura é de que a postura afasta recursos federais de Içara, já que a presidência hoje está sob tutela do lado oposto. O assunto irá para pauta da câmara na próxima sessão.

Amizade

O município de Cocal do Sul assina neste fim de semana o pacto de amizade com a cidade de Soverne. O ato será durante a visita de uma comitiva italiana ao município do Sul do Estado. Em entrevista à Massa FM, o prefeito Fernando de Fáveri ressaltou que o objetivo é ampliar a relação e trazer benefícios aos moradores de Cocal com parcerias para inovação, educação e mercado de trabalho.

Rejeitado

A Câmara de Vereadores de Nova Veneza rejeitou, na sessão de terça-feira, o projeto do prefeito Rogério Frigo que pedia autorização para um empréstimo de 12 milhões junto ao Badesc. A sessão foi acalorada e a votação acabou empatada em 4 a 4. Coube ao presidente Mikey Michels o voto de minerva, que foi contrário ao empréstimo. Parlamentares defenderam a tese de que a ação sobrecarregaria o custo da máquina pública na cidade.

Terminou

Terminou ontem o prazo para inscrições na primeira edição do programa Universidade Gratuita. A projeção do Governo do Estado é que pelo menos 24 mil acadêmicos sejam contemplados. O benefício será retroativo a todo o semestre. O programa pretende garantir acesso de estudantes com dificuldades financeiras às universidades do estado para elevar a régua da educação em Santa Catarina.

Vacinação e combate à desinformação

O governo federal lançou na terça-feira um programa nacional inédito em defesa da vacinação e de combate à desinformação. O objetivo é fortalecer as políticas públicas de Saúde e, ao mesmo tempo, valorizar a Ciência. Nesta fase inicial, o foco é enfrentar a desinformação relacionada às vacinas.

As pautas

O governador interino, João Henrique Blasi, que assumiu o posto de governador até o domingo, 29, disse que a transmissão do cargo pelo governador Jorginho Mello foi uma homenagem ao Poder Judiciário Catarinense. Blasi deve encaminhar ações principalmente ligadas ao judiciário catarinense, mas já avisou que não tem nenhum projeto especial para o período.

Trabalhando

O vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo, que é o candidato natural do PP no ano que vem, disse nesta quarta-feira na Massa FM que está trabalhando. Ele disse que entende que esses dois anos ao lado do prefeito Noi Coral o prepararam para um novo desafio. Ele ressaltou, no entanto, que o debate sobre as eleições vem sendo deixado para o ano que vem. “Algumas conversas nos bastidores já estão sendo feitas. Vamos trabalhar agora em busca de uma boa coligação e focar nas propostas para seguir transformando a cidade”.