Rincão pode ampliar território

O Balneário Rincão pode ampliar o seu território. O assunto começa a ser discutido no próximo dia 23. O município pode ganhar o trecho do Balneário Barra Velha que pertence a Araranguá. A medida é um pedido dos moradores que começa a ser discutido pelo prefeito Jairo Custódio e os gestores do município vizinho. “A comunidade está pedindo esse apoio. De fato a distância entre a comunidade e o centro administrativo de Araranguá é muito grande e isso atrapalha o atendimento à população. Então vamos conversar, iniciar o diálogo e se possível fazer a anexação”, afirma o prefeito. Para ser aprovada, a anexação tem que garantir o aval da Câmara de Vereadores de Araranguá e também do Balneário Rincão. Há três anos uma tentativa semelhante foi feita com o Torneiro, mas acabou não se concretizando.

Orçamento

Durante visita à Difusora, o prefeito Jairo também detalhou a série de reuniões que pretende realizar nos bairros do Rincão para discutir o orçamento com o cidadão. Nas reuniões a própria comunidade se manifesta sobre as suas prioridades. “O que é aprovado pelos moradores é aceito pelo governo e transformado em obra. Fizemos isso no ano passado e funcionou muito bem. Por isso tomamos a decisão de repetir”, argumenta.

Definido

Ex-prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre, vai permanecer no Progressistas. A decisão foi tomada no fim de semana. Lei também vai assumir vaga no gabinete do senador Esperidião Amin. “Vou ouvir os prefeitos de toda a região sobre as necessidades e funcionar como um porta-voz da região junto ao senador. Espero contribuir com o mandato dele e com a região”, argumenta Lei.

Rodízio tucano

Depois da pressão feita pelo prefeito Salvaro, o vereador Allisson Pires, que é suplente, pediu licença por quatro meses da Câmara de Criciúma. Os tucanos agiram rápido e já definiram os substitutos. Ficam no Legislativo Diego Goulart, Daniel Cipriano e Edson Aurélio.

Bandeiras

Amrec realizou encontro com os deputados da região. Na pauta, as bandeiras prioritárias do Sul. “Os deputados já conhecem as nossas bandeiras, mas esse encontro serve para fortalecer quais são nossas prioridades, serve de cobrança. Sem representantes no Executivo, a presença dos parlamentares do Sul é fundamental para que a região consiga avançar. Foi um ato da Amrec que vai se repetir nas demais associações. Vamos trabalhar juntos”, afirma o secretário executivo da associação, Acélio Casagrande.

Voltou

Dalvania Cardoso saiu da hibernação. Na última semana, ela voltou a se manifestar sobre assuntos polêmicos da cidade. Primeiro se manifestou sobre o Plano Diretor, em um vídeo postado em seu perfil no Facebook. No fim de semana, falou da UTI do São Donato, que ainda precisa da agilidade do Governo de Carlos Moisés (PSL) para começar a funcionar.  Dalvania é pré-candidata do PP ao Governo de Içara.

Encontro

Representantes dos hospitais filantrópicos do Sul do Estado estiveram reunidos ontem na ACIC para discutir as dificuldades enfrentadas pelo setor. Aproveitaram a presença de deputados e seus representantes e encaminharam uma lista de pedidos. O principal deles é a derrubada do veto do governador à elevação dos percentuais para a saúde. “A derrubada do veto vai injetar R$ 188 milhões no setor e pode aliviar as dificuldades enfrentadas pelos catarinenses”, explica o presidente da Associação Catarinense de Hospitais, Altamiro Bitencourt.

Satc 60 anos

Satc lançou oficialmente à imprensa durante evento na tarde dessa segunda-feira a sua programação de 60 anos. Durante o encontro foi feito o pré-lançamento do Cocriation Satc (pré-incubadora). A iniciativa é uma parceria entre a Satc e Centro Sapiens e faz parte da Plataforma 2030, que visa fomentar um ecossistema de inovação na região de Criciúma.

Chapa 3 vence

A Chapa 3 venceu a disputa pelo comando do Conselho Fiscal da Cermoful. Foram 30 votos de diferença. Quem acompanhou de perto toda a movimentação aponta que a vitória da Chapa 3 começou a ser construída durante a assembleia pela aprovação das contas. O grupo liderado pelo ex-presidente Tinto articulou para votar contra e rejeitar inclusive a doação de recursos para entidades. O discurso não agradou quem estava presente e o resultado foi visto nas urnas.

Articulações

O grupo comandando pelo ex-presidente Armando Biff, o Tinto, trabalhou por chapa única. Chegou a registrar a Chapa 1, invalidada mais tarde. Prefeito Noi Coral também colocou seus principais cabos eleitorais atuando na Chapa 2, mas a juventude e ideias reoxigenadas da Chapa 3 venceram o processo.