Desde o meio do ano passado, o Procon Içara realiza mensalmente uma pesquisa de preços dos combustíveis, para divulgar ao consumidor onde encontrar gasolina e diesel pelo menor preço. Tradicionalmente também faz um levantamento dos valores de itens do material escolar antes do início das aulas e agora a equipe do órgão municipal se prepara para entrar em ação novamente, por ocasião da Páscoa.

Para a data, o Procon de Içara irá realizar e divulgar a tradicional pesquisa de preços nos principais estabelecimentos e supermercados do município para que os consumidores possam fazer um comparativo entre os produtos e os respectivos valores encontrados nas prateleiras.

De acordo com a diretora executiva do órgão de defesa do consumidor, Karoline Calegari, é preciso estar atento aos anúncios publicitários e guardar possíveis panfletos de divulgação. Assim, em caso de o valor anunciado estar diferente do preço pago no caixa, isso servirá como prova para que os devidos direitos sejam exigidos pelo cliente.

Ela também indica ler atentamente as embalagens antes de comprar. “É preciso prestar atenção às informações nutricionais dos produtos, como por exemplo, chocolates diet ou light, que não necessariamente contam com ausência de açúcares”, recomenda Karoline.

Além disso, segundo resolução da Anvisa, os chocolates comercializados precisam conter no mínimo 25% de cacau, enquanto o chocolate branco precisa contar com 20% em sua composição.

“Menos que isso, não é considerado nem chocolate, em razão da quantidade excessiva de gordura que é colocada no produto”, conta Karoline.

Segundo ela, o cliente deve sempre exigir a nota fiscal ou bilhete de compra. E nos casos em que o ovo de Páscoa contenha brinquedo, é necessário conter o selo do Inmetro para garantir a segurança às crianças. “Ficar atento às embalagens para que estejam lacradas, sem amassados e dentro do prazo de validade também é muito importante”, conclui.