A mesma praça

Ainda sem bancos e sem novidade. Esse é o cenário na Praça do bairro Presidente Vargas. Eu conversei ontem com o prefeito Murialdo Gastaldon e a informação é de que o Governo Federal ainda não encaminhou o recurso para a conclusão da obra. A praça teve contrato de execução assinado com base em uma emenda parlamentar. O problema é que o Governo Federal só enviou 20% do valor. Sem garantia de recebimento, a empresa parou as atividades. Faz pouco mais de uma semana, o prefeito foi a Brasília. Ouviu do Ministro Osmar Terra o compromisso de que o repasse seria feito. Até agora não há sem sinal.

Tem mais

A praça do PV, aliás, não é a única obra que está travada pela falta de repasse do Governo Federal. Tem ainda três ruas em pavimentação aguardando a liberação de valores. Estão nessa situação as ruas Antônio Frassetto, no bairro Nossa Senhora de Fátima, Antônio Deodato, no Barracão, e Olavo Nunes, no Raichaski. Torcida é para que o ano não vire sem uma solução.

Recorde

Os cálculos ainda estão sendo feitos, há ainda contas a pagar, mas os indicativos mostram que a Câmara de Vereadores de Criciúma irá fazer neste ano a maior devolução de recursos da história do legislativo. Quem garante é o presidente Miri Dagostin. “Ainda temos que fechar as contas. Já batemos em 8,5 milhões, mas acredito que vai chegar mais perto dos 10 milhões. Será a maior devolução da história”, pontua.

Esforço conjunto

Segundo Miri, o resultado foi obtido graças ao esforço de todos os vereadores. “Fizemos um ano de muito trabalho, mas também de economia. Não tivemos nenhum prejuízo às nossas atividades, mesmo apertando o cinto. Esse é um resultado dos 17 parlamentares”.

Veraneio

Governador Carlos Moisés apresenta nesta quinta-feira o novo modelo da chamada operação veraneio. Reforço na segurança pública nos balneários é fundamental para uma estada tranquila de turistas e veranistas e o consequente retorno em novos verões.

Crescendo

Economia de Santa Catarina segue aquecida. Segundo Jornal Valor Econômico, a renda per capita dos catarinenses já é a terceira maior do país. Estado passou o Rio de Janeiro, que por conta da crise passou a patinar nos últimos anos.

Em Crescimento

Secretário de Desenvolvimento do Balneário Rincão empolgado com a expectativa de geração de emprego e renda. Projeção indica que no ano que vem o município deve ter pelo menos 600 vagas diretas de trabalho. “Vai deixar de ser uma cidade dormitório e vamos conseguir permitir que os moradores tenham nova perspectiva de vida”, explica Adroaldo Faraco.

Preocupa

Falta de chuva na região tem preocupado os produtores rurais. Em Içara, quem trabalha com o milho está de cabelo em pé. Sem água no momento certo, o milho deve produzir até 40% menos que na última safra.

IPTU extra

Quem tem casa em Jaguaruna termina a semana com surpresinha. Município fez um recadastramento dos imóveis. Até ai, tudo certo. O problema é que ao constatar diferença nos dados, resolveu lançar um IPTU extra ainda no exercício 2019. A medida impacta centenas de proprietários, sobretudo nas praias. Gente que tem até sexta-feira para pagar o valor extra e já se programar para o IPTU de 2020. Prefeito Edenilson Costa garante que não teve alternativa. “Seria enquadrado por renúncia de receita se não fizesse”.

Justa homenagem

Comitê Olímpico Brasileiro presta homenagem as caratecas de Içara que foram destaque nos Jogos Panamericanos deste ano.