UTI na pauta

O funcionamento da UTI do Hospital São Donato voltou à pauta nessa segunda-feira. Uma reunião agendada pelo prefeito Murialdo Gastaldon colocou na mesma mesa o secretário Helton Zeferino, o próprio prefeito e o diretor administrativo do São Donato, Júlio De Luca. O hospital precisa credenciar a UTI via SUS para permitir que o investimento feito em equipamentos e na própria estrutura física fique à disposição da comunidade. A expectativa era de que a UTI já estivesse funcionando, mas a parte burocrática tem demorado mais do que se imaginava. Para funcionar pelo SUS, é preciso credenciamento, mas o credenciamento só é feito pelo Governo Federal depois que a UTI tiver uma série histórica de atendimentos que comprovem essa necessidade. Nesse caso, o que se quer, é que o Governo do Estado assuma o serviço e banque a contratação de uma equipe exclusiva para atuar nos leitos de terapia intensiva até que o Governo assuma, via SUS, o serviço. A região tem carência em leitos públicos de UTI e ativação das dez vagas do São Donato deve ajudar a amenizar o sofrimento de quem precisa de atendimento.

A maternidade

O funcionamento da UTI não foi o único tema da pauta. Há também uma outra preocupação relacionada ao próprio São Donato. Existe um convênio entre o Governo de Santa Catarina e o hospital de Içara para funcionamento da maternidade. Por esse serviço, o Governo repassa ao hospital R$ 150 mil por mês. O problema é que desde dezembro o repasse não é feito. São praticamente quatro meses de atraso e, se o repasse não for colocado em dia, existe risco de comprometimento deste serviço.

Promessa

A reunião foi considerada positiva, mas não resultou em nenhuma decisão ou solução prática. O secretário apenas se comprometeu em analisar as duas situações e, em 30 dias, atualizar o hospital sobre o repasse e a ativação da UTI. Não é grande coisa, é verdade, mas já representa uma abertura de diálogo com o governo.

As desculpas

Desde que assumiu, o governador tem se especializado em lamentar a situação financeira do Estado e alegar que, se não apertar o cinto, vai atrasar o salário dos servidores. É um mantra repetido também pelos secretários. A preocupação com as contas públicas é louvável, mas Moisés foi eleito para muito mais. Ele foi escolhido para resolver problemas, melhorar o Estado e ampliar o atendimento em saúde, tão criticado por ele durante o processo eleitoral.

Tom de preocupação

“Não se trata de um tom de ameaça, mas sim de um tom de preocupação. No caso da maternidade, o serviço é reconhecido e atende a toda a região. No caso da UTI, toda a estrutura física já está pronta, os equipamentos instalados e eles precisam ser colocados à disposição da comunidade”, justifica o prefeito Murialdo Gastaldon.

Na UDN

Júlio Lopes, como já se especulava, foi mesmo para a UDN. É o presidente da executiva provisória de Santa Catarina. Disse que o partido sempre foi seu chão. “Fui integrante da Juventude Udenista e sempre me identifiquei com a filosofia e ideologia do partido. O PTB voltou, o PSD voltou e faltava a UDN. Será mais um partido para dar suporte ao capitão Bolsonaro”, entende.

Jessé fica

Deputado Jessé Lopes não vai seguir os passos do pai na UDN. Pelo menos por ora. Me garantiu que segue no PSL e com a missão de organizar o partido para a disputa do processo eleitoral de 2020. Planeja ver o partido disputando o pleito com candidato próprio nas próximas eleições.

Casan

É cada vez mais provável o rompimento de contrato entre Governo de Criciúma e Casan.  Decisão será tomada na quinta-feira e deve ser seguida pelos demais municípios atendidos pela estatal na Amrec. Aposta do prefeito Clésio Salvaro é que com o Samae será possível baixar o valor cobrado na tarifa do esgoto e quem sabe até a tarifa de água.

Visita

O governador Carlos Moisés, acompanhado dos secretários da Casa Civil, Douglas Borba, da Educação, Natalino Uggioni, e da Articulação Nacional, Diego Goulart, cumpriram agenda no Sul do Estado, nessa segunda-feira. Em Criciúma, primeira parada da visita, Moisés e a comitiva participaram de atos de liberação de recursos para o transporte escolar e a inauguração de um laboratório móvel para análises da água. O governador percorreu ainda os municípios de Lauro Müller e Tubarão. Em Criciúma, Moisés foi recebido por Clésio Salvaro e participou de reunião também com outros prefeitos da Região Carbonífera, que apresentaram as principais demandas dos municípios, especialmente relacionadas à infraestrutura. O governador não prometeu nada: disse apenas que estudará as reivindicações.

Transporte escolar

Na sequência, em visita ao Cedup Abílio Paulo, unidade que concentra o maior número de estudantes da rede pública estadual em Criciúma, o governador e o secretário de Estado da Educação assinaram o convênio que prevê o repasse de R$ 2,8 milhões para o transporte escolar. Vale ressaltar que não é um dinheiro para reforçar o serviço, ou incentivo aos municípios. Na verdade, é um repasse às prefeituras para custear o transporte de alunos da rede estadual, já que o serviço é prestado pelos municípios.