A volta da UDN

A UDN está ressurgindo em Santa Catarina e deve ter como seu presidente Júlio Lopes. O anúncio oficial, aliás, pode ocorrer na segunda-feira. Oficialmente ele não confirma, mas nos últimos dias Júlio Lopes tem se dedicado a convidar amigos e ex-companheiros de PSL a acompanhá-lo na nova legenda. “Eu não posso antecipar, mas garanto que é mais um partido para reforçar o apoio ao capitão Bolsonaro”, revela Lopes, que já foi militante da juventude udenista. Pai do deputado estadual Jessé Lopes, Júlio deixou o PSL na última semana com a promessa de anunciar seu novo futuro político. Na ocasião ele justificou a decisão afirmando que sua missão estava concluída. Citou também o caso dos laranjas no cenário nacional e um novo projeto. Nessa quinta-feira, Júlio foi convidado para ser presidente da Fundação Cultural de Criciúma. Pediu prazo para oficializar se aceita o cargo e voltou a afirmar que na próxima semana irá apresentar seu destino político. Criada em abril de 1945, a UDN se caracterizou pelo liberalismo, defesa da moralidade e a forte oposição ao populismo. O partido foi destituído em 1965 pelo Golpe Militar de 64, através do Ato Institucional 2.

Trabalhando

Conversei rapidamente com o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin. Confidenciou que está trabalhando para consolidar seu nome como opção do MDB para a disputa do processo eleitoral de 2020. “Estamos cuidando da cidade e trabalhando. Lá na frente vamos colocar o nome à disposição do partido”, afirmou.

Sessão solene

Teve sessão solene nessa sexta-feira na Câmara de Içara para prestar homenagens às mulheres da cidade. “Essa homenagem tem a finalidade de resgatar, valorizar e reconhecer a contribuição da mulher içarense no desenvolvimento da cidade”, explica a vereadora Edna Benedet.

Dia D

Sábado de vacinação contra a febre amarela em toda a região. Gerente regional de Saúde, Fernando de Faveri, lembra que a doença está se aproximando de Santa Catarina e o Estado ainda tem uma cobertura vacinal muito baixa. “O vírus está circulando no Paraná e isso preocupa. Nós temos um baixo índice vacinal e por isso precisamos que as pessoas procurem as unidades de saúde e tomem a vacina”.

Forcri

Fernando Zancan está deixando o comando do Forcri. Entidade passa agora para o comando de Donato Moro, representante do Lions Clube. Em entrevista à Difusora, Zancan avaliou sua passagem pelo comando da entidade. “Focamos no desenvolvimento da região. Buscamos trazer para cá o Centro de Inovação, brigamos pelo Plano de Desenvolvimento Econômico porque entendemos que esse precisa ser o foco. Nosso PIB fica bem abaixo do restante do Estado”, comenta. Segundo Zancan, durante o próximo encontro o Forcri vai definir as prioridades para 2019, mas o desenvolvimento deve seguir no foco.

Na segunda-feira

Ficou para segunda-feira a reunião entre direção do Hospital São Donato, Governo de Içara e Secretaria de Estado da Saúde. Na pauta, o credenciamento dos leitos de UTI do São Donato via SUS. Sem o credenciamento, o setor segue de portas fechadas. A UTI foi inaugurada no final do ano passado.

Sem lombadas

Presidente Jair Bolsonaro fez transmissão via Face para anunciar o fim das lombadas eletrônicas nas rodovias federais do país. Disse que as lombadas eletrônicas não querem evitar acidentes, mas sim arrecadar. Bolsonaro também confirmou que está em fase final o projeto que pretende ampliar para dez anos a validade da carteira de motorista. Ele aproveitou a transmissão para defender a reforma trabalhista e atacou a imprensa por considerar que estão sendo elaboradas reportagens para denegrir o governo.

Samae

O prefeito Clésio Salvaro encaminhou na tarde dessa sexta-feira, à Câmara de Vereadores de Criciúma, o projeto de lei que cria o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Criciúma. A proposta foi protocolada na Casa Legislativa para estudo e votação dos 17 vereadores. O PE foi elaborado sob análise de profissionais da Procuradoria-Geral do município. De acordo com Salvaro, caso a prefeitura de Criciúma não resolva o impasse com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), a Administração Municipal assumirá o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário através do Samae.