Anunciada na última semana, a mini reforma administrativa no Executivo de Içara aos poucos é implantada. Algumas mudanças são viabilizadas a partir da aprovação de projetos encaminhados ao Legislativo. Na sessão de quarta-feira, foi aprovado em primeira votação a proposta de transformar o Samae em uma autarquia, enquanto outras matérias ainda não foram a plenário.

Pela proposta, a Autarquia Municipal de Serviços Urbanos (Ser-Urb) terá a atribuição de englobar parte dos serviços que hoje cabem à responsabilidade da Secretaria de Planejamento, como a limpeza urbana e desassoreamento de cursos d’água, manutenção dos serviços de drenagem, de vias e prédios públicos, além de administrar o Núcleo de Transporte e Circulação e o Departamento de Trânsito.

O novo Samae ficaria responsável ainda pela gestão do Fundo Municipal de Saneamento Básico (Funsabi), cuja criação também foi aprovada em primeira votação na quarta-feira, igualmente com a dispensa de pareceres das Comissões Permanentes da Casa.

Os recursos serão aplicados na operação, manutenção e melhoria dos serviços de tratamento e abastecimento de água e esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais, limpeza urbana de ruas, avenidas e praças, tratamento de resíduos sólidos (transporte e disposição), tratamento de resíduos recicláveis e demais serviços relacionados ao saneamento básico do município.

Para o comando da autarquia, o prefeito Murialdo Gastaldon nomeou o vereador Geraldo Baldissera, que já se licenciou do Legislativo. “Tenho certeza que fará um grande trabalho. Ele felizmente aceitou o nosso convite e fará muito bem ao governo”, considera Gastaldon.

“Resolvi aceitar o convite do prefeito pelo compromisso que tenho com a cidade e a certeza de fazer um trabalho sério e comprometido. O primeiro passo é me inteirar ao máximo sobre a secretaria, mas os munícipes podem esperar de mim muito trabalho, empenho e dedicação”, afirma Baldissera.

 

Tramitação

 

Entre as propostas ainda em tramitação no Legislativo está a reestruturação administrativa que separa a Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE) e cria duas diretorias, a de Esportes e a de Cultura, com autonomia e ligadas apenas ao gabinete do prefeito.

No entanto, uma emenda deve ser apresentada para manter o status de fundação às duas pastas. A proposta foi debatida na Comissão de Constituição, Justiça e Redação com presidentes das Associações Étnicas do município, Conselho Municipal de Cultura, Academia Içarense de Letras e Artes (AILA) e Executivo na última semana.

“A medida visa fortalecer as duas áreas. Se os vereadores e a sociedade, através do debate que será feito, entender que é melhor voltarmos com as duas fundações, faremos dessa forma”, assegura o prefeito.

 

Eduardo Silva é favorável ao desmembramento de Esporte e Cultura

 

O novo coordenador de Esportes da prefeitura de Içara, Eduardo Silva, se posiciona favoravelmente ao desmembramento da Fundação Municipal Cultura e Esportes. “É importante o desmembramento, pelo fato de ter um CNPJ para a Fundação de Cultura e outro para a Fundação de Esportes. Com isso, fica mais fácil para obtermos recursos, tanto públicos como privados. Através da intermediação do Fundo de Investimento Infantil, poderemos dar continuidade nos projetos já existentes de maneira excelente”, explica.

Silva também acumulará a função de professor de basquete. Ele promete promover eventos em 2019 e fortalecer as competições escolares (Joesi e Joesinho). Além disso, o Campeonato Içarense de Futebol também terá prioridade no calendário esportivo municipal.

“É preciso nos reunirmos com os dirigentes do clubes para definirmos uma data para o Içarense de Futebol. Além disso, vamos reativar o basquete que a comunidade tanto gosta e, paralelamente, dar continuidade nas outras modalidades que já estão funcionando, assim como os projetos sociais existentes”, projeta.

Silva recebeu o convite para assumir o cargo na última semana. “Quando me perguntaram se eu estaria interessado na função, aceitei na hora. Já trabalhei na FME de Içara como professor de 2008 a 2013 e vivo o esporte diariamente”, conta.

 

Fundai também tem novo presidente

 

Com a reforma administrativa do Governo Municipal, Luciano Cardoso assume a presidência da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai). Ele ocupa a vaga deixada por Ivan Réus, que pediu desligamento da pasta.

“Vinha desenvolvendo um bom trabalho no setor de Fiscalização de tributos, juntamente com a equipe, e fui surpreendido com convite. Isso me deixou muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho”, declara Cardoso.

De acordo com o novo presidente da Fundai, novas estratégias serão traçadas assim que ele estiver completamente inteirado sobre todos os processos e projetos da Fundação. “Nesta nova fase junto à Fundai, permaneceremos no mesmo ritmo de trabalho para o melhor desempenho do órgão junto à economia municipal e no desenvolvimento do meio ambiente e sociedade”, projeta.