Diagnóstico positivo foi anunciado na manhã de ontem e divulgado pelo Governo do Estado

Florianópolis e região Sul

Entre os novos registros da Covid-19 em Santa Catarina, o governador Carlos Moisés confirmou na manhã de ontem (1°) ter testado positivo para a doença. De acordo com comunicado, ele apresentou sintomas como tosse, dor de garganta e febre baixa na última semana e realizou o teste. Desde então, ele encontra-se em quarentena, respeitando os protocolos de distanciamento social.

Para contraprova, o governador fez ainda um segundo exame, que também obteve diagnóstico positivo. Em vídeo, Moisés afirmou estar bem e, impossibilitado de estar em campo, monitora os trabalhos de reparação dos danos provocados pelo ciclone que atingiu Santa Catarina de casa. Ele ainda lamentou os óbitos e se solidarizou com as famílias das vítimas.

“Determinei a todas as estruturas de governo que atuem com intensidade e rapidez na solução dos problemas. Durante todo o dia de hoje, e enquanto durarem estas ocorrências, todos os órgãos de Governo estarão em campo, trabalhando para que possamos retornar a uma situação de normalidade”, afirmou.

Içara chega a 90 casos

Içara registrou 90 casos na última atualização do boletim. Foram três a mais que o dia anterior. Enquanto isso, o número de curados obteve um aumento de cinco casos, chegando a 68. Dos ainda infectados, 21 estão realizando o tratamento em casa e um em unidade hospitalar. O número de suspeitos está em 17 e o de monitorados em 118. A cidade ainda contém o registro de um óbito desde o início da pandemia.

No Hospital São Donato, um homem de Balneário Gaivota, de 63 anos, ocupa um leito de UTI com suspeita de coronavírus. Já na clínica estão três içarenses, de 48, 64 e 70 anos, e uma mulher de 63 anos de Criciúma, todos também com sintomas suspeitos. Eles já tiveram material biológico coletado e aguardam os resultados dos exames.

Na região

Em Balneário Rincão, sete novos casos foram confirmados. Entre eles, está uma funcionária da Secretaria de Educação e Assistência Social, fazendo com que o local se mantenha fechado pelo período de sete dias. O município registra atualmente 26 casos positivos, 12 curados e oito suspeitos.

Forquilhinha também apresentou seis novos casos ontem (1º), chegando a 124 confirmados. Desses, um morador realiza tratamento no hospital, os outros cinco estão em isolamento domiciliar. A cidade ainda contabiliza 59 recuperados, 64 que seguem em tratamento, 13 casos suspeitos e um óbito.

Santa Catarina com 347 mortes

O Governo do Estado relatou 347 óbitos no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,27%. Há até ontem 27.279 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 21.402 se recuperaram e 5.530 estão em acompanhamento.

Os óbitos mais recentes são de cinco homens, sendo um de 66 anos residente em Blumenau, dois de Itajaí com 81 e 79 anos, um de Antônio Carlos com 76 anos e outro de São José, com 78 anos. Entre as vítimas está uma mulher de 87 anos residente em Florianópolis. Todos possuíam comorbidades e se encontravam na faixa etária de risco.