Mais Médicos

Programa do Governo Federal voltou a ser pauta em Içara. Três profissionais que atuavam no município foram embora e a cidade não tem perspectiva de quando terá substitutos. “Esse não é um problema só de Içara. Tem se repetido em várias cidades e isso está preocupando porque não há qualquer previsão para a troca dos profissionais. Eles apenas informam que todo mundo já foi chamado e que não há previsão para lançamento de um novo edital. A informação é de que o programa vai acabar e será substituído por outro”, explica a secretária Jaqueline dos Santos. Enquanto isso, o município trabalha para evitar que o atendimento seja prejudicado e tem deslocado médico de outras unidades para atender as que ficaram desguarnecidas.

Contagem regressiva

Para a eleição do Conselho Fiscal da Cermoful. Votação está programada para o dia 16. Nesta semana teve lançamento da Chapa 2. Segundo o vereador Vado Marcolino, a Chapa 2 deve ter apoio do MDB, mas ainda há ajustes que devem ser feitos nos próximos dias.

Empreendedorismo

Vai ser nesta linha que o agora vereador em exercício Higor Robetti pretende atuar durante sua passagem pelo Legislativo de Içara. Em tese ele deve se manter na função até o abril do ano que vem. “Na primeira passagem tive um projeto de impacto para marcar minha ida à Câmara, mas agora o trabalho vai ser mais longo. Vou fazer meu trabalho de fiscalização, reforçar o contato com as bases e seguir alinhado com a bandeira do empreendedorismo”, projeta.

Alternativa

Deputado Milton Hobus explicou na Difusora a decisão de protelar a validade dos decretos do governador Eduardo Moreira que mexem nos incentivos fiscais a diversos setores produtivos do Estado. “Foi uma decisão em conjunto com o secretário Paulo Eli, o presidente Júlio Garcia e que entendemos que seja a melhor alternativa. Um projeto de lei será encaminhado e com isso a decisão fica para o final de julho. Vamos ter tempo para buscar uma alternativa. O fim desses incentivos vai prejudicar e muito a economia e o cidadão de Santa Catarina”, argumenta.

Sem chance

Toda a mobilização realizada no último ano para evitar a criação de quatro praças de pedágio para a região não teve, pelo menos até agora, muito efeito. Na última semana, a ANTT informou que o processo para implantação de novas praças se mantém. Com isso, o trecho entre Paulo Lopes e São João do Sul vai ter quatro pontos de cobrança e a tarifa deve girar nos R$ 3,90.

Júlio Garcia

Presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, tem assumido a função de principal líder político da região. Disse nesta semana, durante entrevista na Difusora, que sua missão é aglutinar forças. “Para manter as pautas e bandeiras da região em destaque e contribuir para o desenvolvimento de toda a região. Para que isso ocorra é fundamental que o trabalho dos parlamentares seja desenvolvido de forma conjunta”, ressalta. Garcia também falou sobre as prioridades para as primeiras semanas de trabalho na Alesc. “Tem na pauta os vetos do governador e, claro, a reforma administrativa que ganha prioridade logo que protocolada na Assembleia. E temos também as CPIs que estão sendo iniciadas. Uma vai apurar o caso da ponte Hercílio Luz e a outra os incentivos fiscais”.

Febre

Tem mutirão neste sábado para vacinação contra a febre amarela. O dia acontece em Içara e também em outros municípios da Amrec. Vacina não traz qualquer problema para a saúde e também evita de a doença se espalhar pela região. Importante que todos aproveitem a oportunidade.

Economia

A economia brasileira deve crescer 1,9% este ano. Essa é a previsão para o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país, divulgada pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). A estimativa é menor do que a divulgada pela organização em novembro do ano passado, que foi de 2,1%. Para 2020, a OCDE manteve a previsão de expansão em 2,4%.

Convite

O Governo de Criciúma oficializou nessa quinta-feira, por meio do prefeito Clésio Salvaro, convite a Júlio Lopes para assumir a função de presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC). O convite será analisado por Lopes, que solicitou prazo de alguns dias para conversar com familiares e pessoas mais próximas antes de assumir a função. Dentista e empresário, ele já esteve por três vezes no comando da pasta.

Vendendo

Foi realizada nessa quinta-feira a primeira concorrência pública para vendas de terrenos municipais de 2019 em Criciúma. A iniciativa rendeu pouco mais de R$ 712 mil aos cofres da prefeitura. Dos 11 lotes disponíveis na concorrência, quatro foram vendidos. Os terrenos estão localizados nos bairros Verdinho, Nossa Senhora da Salete e Distrito Industrial. O dinheiro arrecadado será utilizado para a realização de obras de pavimentação asfáltica nos bairros onde os terrenos vendidos estão situados.