Lançada a Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens

O reitor do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Araranguá, padre Alírio Leandro, e a coordenação da festa da padroeira lançaram de forma oficial, na última semana, a programação da 1ª Romaria e Festa ao Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, que segundo a organização receberá neste ano mais de 60 mil pessoas. O Santuário araranguaense é o mais novo do Estado de Santa Catarina, título este que foi oficializado no dia 4 de maio de 2018, quando o bispo da Diocese de Criciúma, dom Jacinto Inacio Flach, assinou o decreto de elevação da Paróquia a santuário.
O reitor, padre Alírio Leandro, reforçou o crescimento gradativo da festa, que neste ano chega a sua 171ª edição. “Todos os anos, aumenta o número de festeiros e noveneiros, neste ano são mais de 800 pessoas envolvidas diretamente”, afirmou. O casal coordenador da festa de 2019, Maurício e Natália Bon, salientou sobre a preparação da festa iniciou ainda no mês de agosto de 2018.
Neste ano, como nos anteriores, acontecerão as novenas em seis comunidades do Santuário, sendo que a festa chegará ao Centro da cidade a partir do dia 28 de abril, onde acontecerão as últimas três novenas, a campanha das Talhas de Caná e o tríduo da festividade.

Dia da padroeira

O dia da padroeira, 4 de maio, é o ponto alto da festa e, neste ano, por cair em um sábado, a expectativa de público é de mais de 60 mil pessoas. Ainda para o dia 4, uma mega estrutura está sendo preparada para a procissão com a imagem da padroeira. A festa será encerrada com o show nacional do padre Antônio Maria, que em 2016 já passou por Araranguá.

Agentes da Pastoral Litúrgica se encontram

No último dia 24, a Comissão Diocesana de Liturgia reuniu coordenadores da Pastoral Litúrgica de todas as paróquias da Diocese de Criciúma na Casa Mãe Helena, em Forquilhinha. A reunião teve por objetivo a organização das atividades para o ano de 2019, com reflexões sobre a estrutura e organização à luz do Plano Diocesano de Pastoral, sobre a dimensão pessoal e comunitária da Sagrada Liturgia e ser um momento de celebração da vida e do serviço das equipes que atuam junto à Comissão Diocesana de Liturgia. O encontro, previsto para acontecer três vezes ao ano, contou com a apresentação dos membros das equipes diocesana, comarcais e paroquiais. “Foi um rico momento de partilha e comunhão com a Igreja. Éramos 146 leigos com os padres que lá estavam. O chamado em um domingo ‘Dia do Senhor’ é fruto das reflexões feitas nos grupos de trabalho que servem à Liturgia”, destaca a coordenadora diocesana, Tânia Antunes. A celebração eucarística, seguida de um jantar de confraternização, encerraram o momento, que contou com a presença dos padres Maxssuél Mendonça (assessor eclesiástico), Pedro Paulo Custódio, Samuel Pirola, Deonor Vieira e do Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Antônio Júnior, além dos freis Francisco Pasinatto e José Alves.

Abade beneditino pregará Retiro espiritual ao Papa e à Cúria Romana

O abade da Abadia de São Miniato no Monte de Florença, dom Bernardo Francesco Maria Gianni, conduzirá os exercícios espirituais da Quaresma deste ano para o Papa e a Cúria Romana, a realizar-se de 10 a 15 de março em Ariccia. O tema dos exercícios espirituais será: “A cidade dos desejos ardentes, para olhares e gestos pascais na vida do mundo”.