Luminárias em LED estarão instaladas até novembro

11

Implantação do novo sistema será acelerada pelas equipes do Ilumina Içara no dia 28 deste mês

O contrato de parceria público-privada firmado com o município prevê a operação de um novo sistema de iluminação pública em Içara a partir de janeiro de 2023, mas o objetivo do Ilumina Içara é encurtar esse prazo para novembro deste ano. Para isso, a empresa acelerará a instalação das luminárias em LED em toda a rede no dia 28 de julho.

“Será uma obra rápida, embora o canteiro de obras seja bem grande. Teremos em torno de 20 equipes trabalhando, com cesto aéreo, distribuição e montagem. O parque tem hoje, 14 mil pontos, e outros 2 mil serão instalados, ou seja, ao final serão 16 mil pontos iluminados com LED num sistema de automação”, explica Leandro Novelli, diretor administrativo do Ilumina Içara.

A projeção é de que, com o novo sistema, o consumo de energia elétrica seja reduzido em pelo menos 60%. “Já iluminamos o módulo esportivo, escolas, quadras de esportes, a Rua Marcos Rovaris, o entorno do Paço Municipal, a praça do PV, entre outros locais, mas esse estudo sobre a redução no consumo será feito posteriormente, quando todo o sistema estiver em operação”, afirma Leandro.

“Onde o LED já foi implantado, a diferença (na iluminação) é enorme. Mudou para muito melhor, com lâmpadas com um terço da potência das que estavam instaladas. Melhorou não só esteticamente, com o conforto visual, aumentou também a sensação de segurança, com espaços bem iluminados”, avalia.

Rede inteligente

Mais do que a iluminação, será possível oferecer outros serviços, como acesso à internet, por meio da rede inteligente. “Agora estamos implantando a infraestrutura básica e a telegestão será um segundo momento, após o estudo da rede. O prazo para que os serviços de telecom estejam em operação é janeiro de 2024, mas acredito que possa ser antecipado em três ou quatro meses e ser implantado até outubro do ano que vem”, estima Leandro.

Assinado em dezembro de 2020, o contrato de concessão da iluminação pública de Içara previa também a instalação de placas fotovoltaicas no prédio da prefeitura, para geração de energia elétrica através da captação solar. A instalação dos módulos no Paço Municipal Ângelo Lodetti ocorreu em dezembro do ano passado.

Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.