Se antes do jogo atrasado do Catarinense, recuperado na quarta-feira, o Criciúma ocupava apenas a incômoda sétima colocação no campeonato e estava a sete pontos de distância do quarto colocado, a situação agora é bem diferente. Com a vitória sobre o Hercílio Luz por 3 a 1, a diferença caiu para quatro pontos e pode chegar a um na rodada deste fim de semana.

Isso porque a tabela reserva um confronto direto entre o Tigre e o Marcílio Dias, atualmente na quarta posição, neste sábado, às 17 horas, no estádio Heriberto Hülse. Caso o tricolor faça o dever de casa e vença o time de Itajaí, voltará a encostar no grupo dos quatro primeiros colocados, que garantem vaga às semifinais da competição.

E na sequência terá ainda outro compromisso no Majestoso, desta vez contra a Chapecoense. “Agora é pensar no jogo de sábado, que será uma decisão e nós vamos vencer. É um momento importante na competição, sabemos que precisamos vencer esses jogos em casa”, diz o meia Daniel Costa.

“Precisávamos dessa vitória, mas ainda temos dois jogos em casa (na sequência) e o primeiro já é neste sábado, contra o Marcílio Dias. É trabalhar para vencer também”, reforça Andrew.

O técnico Doriva também entende que a vitória de quarta-feira trouxe um ânimo redobrado para a sequência da competição. “Agora a gente em outro jogo importantíssimo no sábado, que pode nos recolocar na briga pelo nosso objetivo, que é a classificação para as semifinais do campeonato”, aponta.

 

Retrospecto

 

Com uma campanha surpreendente, o Marinheiro está quatro pontos à frente do Criciúma e com uma partida a menos – o confronto contra o Figueirense, ainda pela última rodada do turno, ocorrerá apenas na quarta-feira. Por outro lado, os carvoeiros têm o retrospecto a seu favor.

De acordo com levantamento do site Meu Time na Rede, as duas equipes já se enfrentaram 139 vezes ao longo da história, com 66 vitórias do Tigre, 32 do Marcílio e 41 empates. Foram 217 gols marcados pelo tricolor, contra 130 do time de Itajaí.

O técnico Doriva ainda comandará uma atividade nesta sexta-feira, em preparação para a partida. Ele não poderá contar com o meio-campista Eduardo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

 

Vitória começa com má atuação e gol do Hercílio Luz

 

O Criciúma conquistou sua quarta vitória no Campeonato Catarinense na quarta-feira, no estádio Heriberto Hülse, mas começou atuando mal e sofrendo um gol do Hercílio Luz no primeiro tempo, resultado que se manteve até o início da segunda etapa.

O time de Tubarão aproveitou a baixa produção tricolor e abriu o placar com Romário após cruzamento da direita. “Iniciamos até bem a partida, criamos algumas situações, mas depois acabamos tomando um gol e tivemos dificuldades. Os atletas sentiram, porque a gente não esperava ter que jogar correndo atrás do resultado, jogando em casa, com o torcedor pressionando”, sustenta o técnico Doriva.

O meia Daniel Costa tem avaliação um pouco diferente da feita pelo treinador. “Conversamos no intervalo que a gente precisava voltar diferente no segundo tempo. Tivemos um primeiro tempo muito abaixo, entramos desligados, mas conseguimos a vitória, que é o mais importante”, aponta o autor de dois gols.

Logo aos quatro minutos do segundo tempo, Sandro foi derrubado pelo goleiro do Hercílio e o árbitro marcou o pênalti. Na cobrança, Daniel Costa empatou a partida.

Mais ofensivo, o Tigre virou aos 26 minutos com Reis, chutando de fora da área. Aos 39, novo pênalti para os carvoeiros e novamente Daniel Costa marcou e fechou o placar em 3 a 1.

“A gente tem que louvar o poder de reação, principalmente no segundo tempo. Depois das mudanças, a equipe voltou com muita determinação para dar volta no resultado. O volume foi bom e houve muita superação, porque os atletas estão desgastados pela sequência”, conclui Doriva. Ele armou a equipe com Luiz; Maicon, Federico Platero, Sandro e Marlon; Zé Augusto (Ceará), Eduardo e Daniel Costa; Andrew, Reis (Bruno Consendey) e Julimar (Caique).