Progressistas e PSL se aproximam

Uma reunião realizada no fim de semana começou a aproximar PSL e Progressistas em Içara. O encontrou contou com a presença do presidente regional do PSL, Júlio Lopes, e do deputado estadual Jessé Lopes. Pelos lados do PP, Dalvania Cardoso foi o principal nome presente. Segunda colocada na eleição de 2016, ela trabalha nos bastidores para ser novamente a cabeça de chapa. O crescimento do PSL foi impulsionado durante a eleição do último ano por conta do efeito Bolsonaro, mas o partido pode começar a se desintegrar antes mesmo do que muita gente imagina. Em Brasília, surgiu a informação durante o fim de semana que o clã Bolsonaro, formado pelo presidente e por seus filhos, pode deixar o PSL em breve. Eles estariam articulando a ida para a União Democrática Nacional, a velha UDN.  A recriação do partido é um dos 75 processos para refundar ou criar partidos políticos que aguarda por manifestação do TSE.

O motivo

A decisão de deixar o PSL teria sido motivada depois da crise com Gustavo Bebianno. O ex-presidente do PSL está deixando o governo criticando o presidente e afirmando que teria que pedir desculpas aos brasileiros por viabilizar a candidatura de Bolsonaro.

Especulações

No fim de semana, surgiu informação sobre convites que teriam sido feitos por pelo menos três legendas ao secretário de Planejamento de Içara, Arnaldinho Lodetti, para ser candidato a prefeito da cidade em 2020. Arnaldinho conversou comigo, garantiu que está focado nos principais desafios do Governo Municipal e feliz no MDB. “Há muita especulação nesse meio e a partir de agora essas especulações aumentam, mas não passa disso”, garante.

Na pressão

Observatório Social de Içara deve voltar a pressionar a Câmara de Içara para gastar menos. Presidente da entidade, Renato Brígido, falou sobre esse assunto ontem, durante entrevista à Difusora. Voltou a comentar o estudo feito no ano passado e que compara Içara com cidades semelhantes. “Temos duas alternativas para a Câmara: adequar os salários ao mesmo patamar de um professor pós-graduado 40 horas (R$ 5,7 mil) ou reduzir de 15 para 13 vereadores. Já temos um vereador que está disposto a apresentar esse projeto e vamos voltar a esse assunto”.

Investimento

Rede municipal de ensino retoma atividades nesta terça-feira com expectativa de superar ao longo de 2019 os bons números obtidos no ano passado. A grande novidade do ano letivo é a adoção do Sistema Positivo. São livros didáticos exclusivos, com proposta inovadora, que se aproxima do que é oferecido hoje nas escolas particulares. Foram R$ 2 milhões aportados para adoção desse sistema. A expectativa é que ele assegure um desempenho ainda melhor para os estudantes da cidade, que já são destaque na Amrec.

Encontro

Lideranças da região rumam nesta manhã para Florianópolis. Na pauta, encontro com o presidente da Celesc. Na bagagem, a esperança de reverter uma decisão do governo de tirar a autonomia da regional da Celesc de Criciúma. Pela mudança, a regional ficaria subordinada ao município de Tubarão. Interpretação é de que a medida retira força política da Amrec e também retira recursos da região.

Fora

Ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, está saindo do PSDB. Enviou carta ao partido no domingo informando sua decisão. Segundo ele, a intenção é ficar sem partido em um momento de auto reciclagem. Bernardes foi candidato a vice na chapa do MDB, liderada por Mauro Mariani

 

Aborto

O Senado está ressuscitando a tramitação de um projeto de lei antiaborto. O projeto é de autoria do ex-senador Magno Malta, que proíbe o aborto em todos os casos. O projeto acaba inclusive com as situações onde a prática é permitida hoje, e que incluem os casos de estupro, anencefalia e até aqueles onde há risco de vida da mãe. Proposta que deve começar a tramitar logo pela Casa foi motivo de recente embate entre Magno e o vice-presidente, Hamilton Mourão.

Pente fino

O INSS prepara uma nova ação para tentar identificar possíveis fraudes na Previdência. No entanto, o novo pente fino ainda não tem data para iniciar. Objetivo é identificar possíveis irregularidades não identificadas na ação do ano passado.

Reformas

A semana que começa dá início às articulações do governo para aprovação no Congresso de propostas consideradas prioritárias. Na pauta, a proposta de Lei Anticrime de Sérgio Moro e a reforma da Previdência. A primeira deve ser protocolada hoje na Câmara. A reforma da previdência vai amanhã.