Depois de mais de dois anos paralisadas, as obras da macrodrenagem reiniciaram no último dia 4 e a primeira etapa dos serviços tem previsão de ser concluída dentro de um mês. Os trabalhos de desassoreamento e contenção de margens e canais no rio Três Ribeirões e afluentes, em Içara, começaram pelo bairro Mareli, conforme o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Arnaldo Lodetti Junior.

“A equipe inicia os trabalhos pelo bairro Mareli, fazendo as travessias e as cabeceiras das galerias. Em seguida eles partem para o bairro Nossa senhora de Fátima, passando pelo Jardim Silvana, e encerrando-os nos fundos do bairro Tereza Cristina”, descreve.

As intervenções, segundo o secretário, vão abranger as ruas Marcelino Martinho Gomes, Tanara Monteiro de Oliveira, além de outra via que ainda não recebeu denominação.

Com a finalização dessas etapas, o município ainda terá pontos críticos em outros bairros, que vão necessitar dos serviços. O prazo inicial era de conclusão de todos os pontos em 12 meses, entretanto, isso dependerá das condições climáticas, de acordo com secretário.

“A macrodrenagem vai depender do tempo, porque se chove em Criciúma, atinge o processo: toda a água de alguns pontos da cidade escoa até o rio Três Ribeiros, e faz com que encha”, ressalta Lodetti.

Segundo ele, a conclusão do projeto vai acabar com um problema histórico em Içara. “É algo que a gestão do Murialdo e do Sandro sempre quis: melhorar a qualidade de vida das pessoas que passam ali, a passagem de carros, e a passagem da água, porque com a cheia acabava alagando. Em virtude disso, colocamos tubos de três metros (de diâmetro), antes eram de 1,5 metro”, informa.

Projetado para ser a solução às cheias, o desassoreamento do rio Três Ribeirões foi paralisado em meados de 2016, cerca de dois anos após ter iniciado, pois a empresa vencedora da licitação não conseguiu cumprir o cronograma e acabou afastada.