Júlio Lopes candidato

O dentista e ex-presidente da fundação cultural de Criciúma, Júlio Lopes, deve lançar nos próximos dias sua pré-candidatura ao governo de Criciúma. Pai do deputado Jesse Lopes, bolsonarista de primeira ordem, ele vem conversando com as lideranças do partido e pretende apresentar uma alternativa para a cidade. Júlio já ensaiou em outras oportunidades essa candidatura, mas dessa vez, pelo que se julga e se observa nos bastidores, sairá de fato do papel.

Vai sair

Prefeito Clésio Salvaro espera ver em breve mais um projeto de seu governo saindo do papel. “Vamos transformar aquelas casas de militares que existem no entorno da Praça do Congresso em uma vila gastronômica com as nossas etnias apresentando seus pratos, sua cultura. Vai ser mais um impulso para a nossa cidade”, pontuou o prefeito. Ele tem em breve mais um contato com o exército para fazer avançar o projeto. “Já tivemos um primeiro contato muito positivo. O projeto vai avançando e acredito que em breve teremos boas notícias.”

Tem Carnaval

Município de Nova Veneza também terá programação de Carnaval. A informação é da secretária de Cultura. Em entrevista ao Microfone Aberto, Carol Ghislandi ressaltou que a folia será realizada no sábado e no domingo, gratuita e voltada para toda a família. A secretária também ressaltou o movimento positivo de turistas durante a temporada de verão.

Tem disputa

Duas chapas vão disputar o comando do conselho fiscal da Cooperaliança. O prazo de inscrições foi finalizado na tarde desta terça-feira. A eleição será realizada no dia 16 de fevereiro durante a assembleia geral da entidade. Uma das chapas inscritas é mais próxima da gestão da cooperativa, já a chapa de oposição tem proximidade com a administração municipal e a prefeita Dalvania Cardoso.

Exemplo

Município de Criciúma ficou em primeiro lugar no ranking nacional que avalia as cidades que destinam de maneira mais correta os resíduos sólidos produzidos pela população. O ranking também leva em conta as ações relacionadas ao esgotamento sanitário. Em entrevista ao Microfone Aberto, a diretora de Meio Ambiente, Anne Fortunato, ressaltou que a parceria da população é fundamental para que Criciúma continue sendo referência para o restante do Brasil.

Aberto

Iniciou na quarta-feira o prazo para as pessoas que se inscreveram no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e tiveram o processo postergado possam concluir a etapa. O prazo vai até sexta-feira e até lá, é necessário que o estudante conclua a inscrição no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, pela internet, para que comecem a ser contados os prazos das próximas etapas.

Encerra

Termina na sexta-feira o prazo para quem quiser se inscrever no Concurso Público Nacional Unificado, que é o Enem dos concursos. O valor da taxa de inscrição é de sessenta reais para vagas de nível médio e de noventa reais para nível superior. No concurso, são mais de seis mil vagas disponíveis para vinte e um órgãos públicos federais. A inscrição deve ser feita pelo site da Fundação Cesgranrio e é preciso ter uma conta no aplicativo Gov.br.

Caminhando

Em Brasília, a comissão do Senado aprovou ontem o fim da saidinha para presos condenados. Os integrantes da Comissão de Segurança Pública aprovaram ainda um pedido de urgência para a votação do projeto no plenário do Senado. O texto também torna obrigatória a realização de exame criminológico para a progressão de regime, que hoje é facultativo, e dispõe sobre o uso de tornozeleira eletrônica em presos dos regimes aberto e semiaberto.

Medo

Sete em cada dez mulheres têm medo de sofrer assédio durante o Carnaval no Brasil. Segundo a pesquisa do Instituto Locomotiva, divulgada ontem, metade das mulheres já foi vítima de assédio sexual durante a festividade. Outro dado importante mostra que seis em cada dez mulheres percebem o Carnaval de hoje tão arriscado quanto os do passado, em relação ao assédio sexual. A pesquisa do Instituto Locomotiva entrevistou 1.507 homens e mulheres com 18 anos de idade ou mais, entre os dias 18 e 22 de janeiro deste ano.

Publicou

O governo federal publicou uma medida provisória que isenta do Imposto de Renda quem ganha até dois salários mínimos. Com a medida, quem ganha até 2.824 reais não precisará pagar o imposto. Agora, o texto será encaminhado para o Congresso Nacional para análise. A votação deve acontecer em até 120 dias. Segundo o Ministério da Fazenda, a medida vai isentar cerca de quinze milhões de brasileiros e ainda vai beneficiar empregados, autônomos, aposentados, pensionistas e outras pessoas físicas.