Depois de acumular a pasta por dois anos, seguindo a política de redução de gastos proposta ainda durante a campanha eleitoral de 2016, o vice-prefeito de Balneário Rincão, Luiz Laurindo deixou o comando da Secretaria de Saúde do município no início da semana.

De acordo com o vice-prefeito, a decisão foi tomada em razão da reforma administrativa que será realizada na prefeitura. “Estou indo para o gabinete para auxiliar o prefeito Jairo Custódio em diversas questões administrativas e melhorar ainda mais a gestão. O município está numa crescente e a gente entende que tudo precisa ser investido para melhorar”, afirma Laurindo.

Ele avalia o trabalho executado nos dois anos à frente da pasta como positivo. “Durante esse período, fizemos um trabalho intenso. Criamos alguns serviços que não tínhamos e levamos para uma estrutura mais confortável aos pacientes, com a transferência concentrando os serviços num só local”, conta, citando a mudança para a antiga clínica Nossa Senhora dos Navegantes.

Em dois anos, a Vigilância Epidemiológica também foi estruturada e o município ganhou prêmios regionais devido ao alto índice de partos normais e pela cobertura vacinal.

“Ampliamos os serviços, começamos o atendimento emraio-X, pequenas cirurgias no município e ampliamos o número de especialistas”, revela Laurindo. De acordo com o vice-prefeito, no início do mandato, Balneário Rincão contava com 12 médicos na rede. Atualmente, são 17 profissionais que atuam no município. “A gente precisa melhorar ainda mais. Mas nesse primeiro momento realizamos ações importantes”, considera.

Ramires Lino deve assumir o cargo

O nome favorito para assumir a função de secretário de Saúde é Ramires Lino. A previsão é que em até três meses ele assuma o cargo. Até lá, a liderança da pasta ficará sob a responsabilidade do poder Executivo.

O convite ao vereador foi feito no início da semana. “Devido a questões pessoais, não poderei assumir a pasta de imediato. Mas as portas ficaram abertas para mim e em breve assumirei o cargo de secretário”, projeta. Atualmente, Ramires Lino desempenha a função de primeiro secretário na Mesa Diretora da Câmara.

“No momento ainda não se tem um nome concretizado, mas o convite foi feito ao Ramires, e como algumas questões pessoais impossibilitaram ele de assumir o cargo de imediato, vamos aguardar até que tudo se restabeleça e, em breve, Ramires será o secretário de Saúde do município”, indica o vice-prefeito Luiz Laurindo.

Ao acumular secretarias sob a gerência do poder Executivo, o objetivo era economizar recursos financeiros, para serem aplicados em outras áreas. “Desde que assumimos, a Administração entendeu que acumular secretarias era uma forma de economia. Isso refletiu na economia, que ultrapassaR$ 1 milhão”, relata o vice-prefeito.

Segundo ele, o dinheiro economizado serviu de subsídio para investimentos em áreas como infraestrutura e saúde. “Isso trouxe um conforto financeiro para que a gente pudesse aplicar mais na cidade. Vamos para um novo ano e a Administração exige ainda mais”, declara, ao explicar a reforma administrativa que se avizinha. “Vivemos um novo momento”, resume.

Nova edição do Orçamento Comunitário começa nesta sexta-feira

Começa nesta sexta-feira mais uma edição do Orçamento Comunitário, em Balneário Rincão. O projeto que já aconteceu em 2017 inicia este ano na comunidade de Barra Velha, para eleger as prioridades do bairro e um conselho de delegados para acompanhar junto à prefeitura o andamento de cada escolha. Os delegados também são eleitos pela comunidade.

Serão oito reuniões divididas por comunidade, onde os moradores vão definir as prioridades e votar por ordem de preferência. “A primeira edição foi muito importante para nós, por isso vamos realizar novamente. Não adianta a prefeitura ir a uma comunidade e fazer um campo de futebol, se eles querem uma praça, por exemplo. Com essas reuniões saberemos quais as prioridades da comunidade e eles podem eleger as principais”, destaca o prefeito Jairo Custódio.

Na edição anterior foram eleitas várias obras pelas comunidades, como creches, escolas, berçários, pavimentações, investimentos em saúde, drenagens e câmeras de segurança.

“Realizamos todos os pedidos feitos pelos moradores, as que não finalizaram, estão em fase final ou em fase de documentação. Esse projeto é muito importante para nós, pois vamos até a comunidade ouvir as pessoas, e abertos para o debate. E essa edição será ainda mais proveitosa, pois as pessoas já conhecem o projeto”, comemora o vice-prefeito, Luiz Laurindo.

As reuniões comunitárias ocorrerão ainda nos bairros: Lagoa dos Esteves (dia 20 de março), Urussanga Velha (25), Rincão Sul (29), Chico do Poço, Mirassol e Condomínio Deobaldo Donato Pacheco (1º de abril), Centro, Rincão Norte, Moradas do Sol e Ana Cândida (3) e Lagoa dos Freitas, no dia 5 de abril.