Conselheiras tutelares são empossadas

109

Familiares, autoridades e membros da sociedade civil prestigiaram os atos de posse que ocorreram em todas as cidades do país

Içara e Criciúma

A Prefeituras de todo o país empossaram na sexta-feira (10) os eleitos para o Conselho Tutelar em votação no fim do ano passado. Cada cidade fez uma cerimônia própria. Aqui trazemos os atos de Içara e Criciúma.

Em Içara

As cinco novas conselheiras tutelares que atuarão em Içara foram empossadas à tarde, na Câmara de Vereadores. Charmany Canalle, Juliana Bombazar, Ledjane Custódio, Maria Helena de Medeiros e Sinara Teixeira ficam na função até janeiro de 2024. O trabalho delas inicia no dia 22 de janeiro.

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon, no ato de posse, ressaltou a importância do trabalho realizado pelas profissionais no município. “Cuidar de crianças naturalmente já exige muita atenção, quando elas estão em risco, em vulnerabilidade, as responsabilidades são ainda maiores, e as conselheiras trabalharão com diversas formas de violência cometidas contra crianças e adolescentes. Eu acredito muito no trabalho de vocês. Contem conosco, pois a Prefeitura vai sempre ampará-las, seremos parceiros nessa luta”, colocou o chefe do executivo.

“É importante ressaltar a relevância destes conselheiros tutelares, por suas responsabilidades no atendimento e acolhimento, quando necessário, de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Este serviço é essencial para garantir os direitos daqueles que mais precisam de atenção, numa fase determinante para toda a vida”, pontuou a secretária de Assistencial Social, Habitação, Trabalho e Renda Karoline Calegari.

“É um cargo que delega uma grande responsabilidade, com certeza as crianças e os adolescentes estarão sempre em primeiro lugar. Estamos com ótimas expectativas de fazer um excelente trabalho, em parceria com as demais colegas e com toda a rede que são sempre parceiros”, enfatizou a conselheira Sinara Teixeira.

O presidente do Conselho das Crianças e dos Adolescentes Claudionor (CMDCA), Claudionor Pirola, foi quem abriu e encerrou os trabalhos.

Em Criciúma

Em Criciúma, o evento ocorreu pela manhã, na Sala de Atos do Paço Municipal Marcos Rovaris.

“Que possamos fazer um bom trabalho e que tenhamos uma parceria em conjunto com todos os segmentos que atendem as nossas crianças e adolescentes de Criciúma”, declarou, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Criciúma, Solange Castagnel, na abertura da cerimônia de posse dos novos conselheiros tutelares. Ao todo, nove pessoas assumiram o novo cargo que será válido por quatro anos (2020-2024).

Os profissionais foram divididos em dois conselhos para atender todas as regiões da cidade. Todos terão carga horária de 40 horas semanais, estando sujeitos aos períodos de sobreaviso, até mesmo, nos finais de semana. “Existem dois sentimentos que vocês representam para todos aqueles que precisam de vocês: a segurança, e, o mais importante, a esperança. Vocês possuem a família de vocês, mas a partir de hoje, terão outra grande família, que precisará de muito cuidado e atenção: as nossas crianças e os nossos adolescentes”, frisou o vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris.

A cerimônia contou com a presença dos familiares dos novos conselheiros e autoridades municipais.