Após uma temporada ruim em 2018, o Criciúma tenta escrever uma história diferente em 2019. E o ano de disputas, que envolve também a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série B, será aberto nesta quinta-feira, com o duelo contra o Figueirense pela primeira rodada do Campeonato Estadual. A partida será realizada no estádio Heriberto Hülse, às 19 horas, e o Tigre já terá um desafio pela frente: bater o adversário que não vence desde 2016.

Para estrear bem, os treinos começaram ainda no ano passado, já contando com a presença de reforços, como o meia Daniel Costa. “A pré-temporada foi bem aproveitada, a comissão fez um bom planejamento, aproveitamos ao máximo esses dias de preparação”, garante o jogador.

“Claro que início de campeonato não é todo mundo que vai chegar 100%, mas vamos chegar aptos para esse primeiro jogo. A gente sabe o peso da camisa do Criciúma, mas estou otimista. O ano passado não foi tão bom e todos que estão chegando estão conscientes, querem fazer um ano diferente. Acredito que temos tudo para colher bons frutos e o Criciúma voltar a ser aquela equipe forte, principalmente jogando aqui”, acrescenta o experiente atleta.

Ele admite que o grupo ainda está se conhecendo e tentando assimilar a proposta de jogo do técnico Doriva. “É muito cedo, ainda estamos conhecendo os companheiros, o professor tem passado das linhas ficarem próximas e ter a posse de bola e procuramos dar o máximo para fazer o que ele pede”, afirma.

 

Mescla

 

Na montagem do elenco, o clube procurou aliar experiência e juventude. “É bom ter essa mescla de jogadores mais experientes e jogadores mais novos”, entende Daniel Costa.

“É gratificante estar treinando ao lado do Maicon, um jogador multi campeão. Nos treinos procuro observar ele o máximo, para buscar ter um pouco do sucesso que ele teve. É um cara de muita qualidade, é sério dentro de campo, mas fora é brincalhão, tem muito a acrescentar ao nosso time. O Daniel Costa acabou de ter um acesso e traz essa experiência para a gente”, completa um dos jovens atletas do grupo, o lateral Carlos Eduardo.

 

Retrospecto

 

Apesar de ter conseguido apenas uma vitória nos últimos dez jogos contra o Figueirense, o tricolor leva vantagem sobre o adversário na história dos confrontos. Segundo o site Meu Time na Rede, as duas equipes já se enfrentaram 178 vezes, com 63 triunfos do Tigre contra 60 do alvinegro, além de 55 empates. Foram ao todo 219 gols marcados e 195 sofridos.

 

Clube apresenta mais quatro reforços

 

O Criciúma apresentou de forma oficial mais quatro reforços. Na terça-feira, foi a vez do lateral direito Maicon, anunciado ainda em dezembro e que vinha treinando com o grupo desde o início da pré-temporada. A apresentação ocorreu na Sala de Imprensa Clésio Búrigo, no estádio Heriberto Hülse.

Atleta de destaque na Seleção Brasileira, com participação em duas Copas do Mundo, e uma carreira vitoriosa no futebol europeu, Maicon retorna o Tigre, clube em que ele deu os primeiros passos na carreira.

Com o sorriso no rosto, o atleta mostrou-se satisfeito em retornar ao clube que lhe deu projeção para o futebol. “Sempre comentei com o meu pai, familiares e amigos que um dia queria voltar a vestir a camisa do Criciúma como profissional. Na primeira ocasião no clube não ocorreu. É um sonho que está se tornando realidade. Estou muito feliz. Agradeço a confiança do presidente Jaime (Dal Farra) e da diretoria do clube”, aponta Maicon.

A apresentação foi feita pelo executivo de futebol, Nei Pandolfo. “Traz para o Criciúma engrandecimento muito grande e ao mesmo uma responsabilidade para doutrinar e ensinar essa gurizada”, ressalta o dirigente.

Maicon tem 37 anos e é natural de Novo Hamburgo. Ainda criança, se mudou para Criciúma, onde tem residência fixa. Ao sair da base tricolor, ele partiu para o Cruzeiro. Vitorioso pelo clube mineiro, o jogador foi negociado com o Mônaco, da França. Depois foi para a Internazionale, da Itália, onde conquistou diversos títulos, entre os quais o Mundial de Clubes, a Champions League e cinco edições do Campeonato Italiano. Depois ainda atuou por Manchester City, Roma e o seu último clube foi o Avaí. Ele deve fazer sua estreia nesta quinta-feira.

Nessa quarta-feira, o Criciúma apresentou mais três jogadores: o goleiro Bruno Grassi, o volante Bruno Cosendey e o atacante Pedro Bortoluzo. Natural de Tubarão, Grassi tem 1,92 metro e já atuou em clubes como Marítimo, de Portugal, Ypiranga, de Erechim (RS), Cruzeiro (RS) e recentemente estava no Grêmio.

Bruno Consendey é do Rio de Janeiro (RJ), tem 21 anos e 1,85 metro. Ele iniciou a carreira no Vasco e atuou por empréstimo no Vitória de Guimarães, de Portugal. Já o atacante Pedro Bortoluzo é natural de Fernandópolis (SP) e tem 1,86 metro. Ele iniciou a carreira no São Paulo, clube no qual se profissionalizou. Também atuou no Paraná em 2017 e no Guarani em 2018.