O içarense Lucas Lemos lançou há quatro anos o canal Diário de Jornalista, na plataforma YouTube, com a ideia de abordar assuntos relacionados às notícias, como os bastidores do dia a dia de quem vive da comunicação. Mas desde o ano passado, o foco tem sido as belezas do Estado, propondo um passeio virtual por diversos pontos turísticos catarinenses. O projeto ganhou inscritos e engajamento, além de uma programação especial: #RedescubraSC.

“Além dos bastidores do jornalismo, o canal passou a atender outros objetivos a partir de 2018. Um dos novos projetos é o #RedescubraSC. A jornada começou em novembro por Imbituba, já passou por Itapema, Florianópolis, Criciúma, Treviso, Orleans, Balneário Rincão, Araranguá, Maracajá, além de Içara”, detalha Lemos.

“Cada cidade tem seus encantos. A nossa intenção é mostrar então um pouco dos seus atrativos no YouTube para potencializar o turismo, inicialmente, no Estado”, acrescenta.

A receptividade do conteúdo por parte do público, e o sucesso do #RedescubraSC, vem incentivando o jornalista a expandir o roteiro de viagens, não apenas em âmbito nacional, mas também internacional.

“O feedback dos internautas tem sido positivo. Com um acervo de vídeos já disponíveis, agora fica até mais fácil mostrar para as pessoas do que se trata o projeto #RedescubraSC e conseguir o engajamento delas. Toda semana tem um vídeo novo. Por meio de pesquisas – e muitas indicações – surgem então novos lugares para visitar e registrar. A intenção é que o projeto se estenda no futuro para outras regiões do Brasil e até outros países”, planeja.

Hoje o canal já possui mais de 200 inscritos e 55 vídeos. Entre os mais assistidos, estão os de viagens, passeios e pontos turísticos, em geral os voltados ao turismo. Os cinco vídeos com maior número de visualizações são “Itapema: Meia Praia, a orla mais badalada da cidade”; “Rincão: Barra Velha, uma praia para relaxar”; “Içara: Desfile da Independência multimídia: celular, câmera e drone”; “Criciúma: harmonize o corpo e a mente no Oikos”; “Içara: por dentro de uma fábrica de panetones, o sabor do Natal”.

 

Da captação à edição

 

O youtuber faz todo o processo, desde a filmagem até a publicação na plataforma. “Faço toda a captação do material em vídeo e edito. Isso facilita na hora de planejar o conteúdo. Mas ainda há imprevistos, como dias nublados e chuvosos. Mesmo assim ocorrem as gravações”, afirma.

O canal também traz entrevistas, que muitas vezes não são fáceis de conseguir, segundo Lemos. “As entrevistas também são feitas com pessoas que estão nos locais no momento da visita. Algumas pessoas não gostam desse contato. Encontrar personagens demanda tempo e paciência. Mas é prazeroso conhecer novas histórias”, considera.

Lemos entrevistou famosos para o Diário de Jornalista, como o músico brasileiro, vocalista da banda de rock gaúcha Nenhum de Nós e palestrante Thedy Correa e o rapper Francisco Igor Almeida do Santos, conhecido como RAPadura, quando passaram por Içara em 2018. Além de entrevistas, o canal também é composto de vídeos sobre bem-estar, empreendedorismo e “uma área para quem curte imagens aéreas”, completa.

 

Sonho de criança

 

Um recurso utilizado para as filmagens realiza um sonho de criança do jornalista: o drone. O equipamento permite a captura e gravação de imagens aéreas. “O drone virou um equipamento de trabalho e cada vez mais está presente nos vídeos. Só não uso mesmo quando as condições não permitem”, declara.

 

Inovar nem sempre é uma tarefa fácil

 

Lucas Lemos enfrentou algumas dificuldades em 2015, quando iniciou com o canal, desde a criação de conteúdos até a falta de referências. “O Diário de Jornalista surgiu com o propósito de mostrar um pouco dos bastidores da imprensa. Muitas pessoas não têm noção do que era preciso enfrentar, por exemplo, para a cobertura de uma enchente. Desconheço canais semelhantes naquela época. E ainda hoje não encontro referências. Começar do zero foi difícil”, recorda.

Isso fez com que o canal ficasse dois anos desatualizado. “Até a definição de um formato mais dinâmico, que atendesse aos interesses dos espectadores do YouTube”, expõe.