Murialdo no BRDE

O ex-prefeito de Içara Murialdo Gastaldon vai assumir nos próximos dias como chefe de gabinete de Eduardo Moreira na diretoria do BRDE. A informação é do próprio Murialdo. Ele aceitou o convite que havia sido feito pelo ex-governador há pelo menos quatro meses. “Vou alinhar nesta sexta-feira com a reitora Luciane Ceretta a minha licença da Unesc e em seguida assumo como chefe de gabinete na diretoria do BRDE”, confirmou. O ex-prefeito deve seguir na função até abril do ano que vem. Este é o limite estabelecido por Eduardo para sua permanência no BRDE. O emedebista já deixou claro que vai concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa e Murialdo deve coordenar sua campanha.

INSS segue fechado

Depois de praticamente 20 meses, a Agência do INSS de Içara segue de portas fechadas. De acordo com a Assessoria de Imprensa do Instituto o motivo é a pandemia de Covid-19. A alegação é que muitos funcionários do órgão seguem afastados do trabalho por estarem no chamado grupo de risco para o coronavírus. Diante disso, o órgão justifica que não tem funcionários suficientes para atender a demanda e manter todas as unidades operando presencialmente. Por ora ainda não há data para a retomada das atividades em Içara. A mesma situação é enfrentada por quem precisa do órgão em Urussanga e Capivari de Baixo. Claro que o funcionário enquadrado no grupo de risco tem que ter seu direito respeito. Só que neste caso cabe ao Governo Federal encontrar uma alternativa e garantir que quem precisa dos serviços do órgão possa ter o atendimento mais adequado e neste caso é um atendimento rápido e presencial.

Planejamento mantido

Enquanto algumas prefeituras da região anunciam o cancelamento de eventos de fim de ano (Siderópolis, Araranguá e Laguna já oficializaram a posição), o Balneário Rincão segue com seu planejamento para a temporada. A programação completa, aliás, deve ser anunciada nos próximos dias. “Não há nenhuma mudança, nenhum cancelamento. Por ora, seguimos com o planejamento que inclui nesta sexta nossa abertura do natal”, destaca o secretário de Turismo Juninho Venturini.

Sem proibição

O recuo adotado por alguns municípios veio depois da publicação de uma nova portaria do Governo do Estado. Em vigor desde a última terça-feira ela não proíbe os eventos, apenas estabelece um controle maior por conta da preocupação gerada pela nova variante da Covid-19. Entre as novas regras a exigência para o controle de público que, mesmo ao ar livre, precisa comprovar vacinação e ou apresentar teste negativo para a Covid.

Posição definida

Logo que assumiu o cargo, Juninho Venturini deixou claro que iria tomar todas as medidas necessárias para evitar a proliferação de casos de Covid-19, mas também ressaltou que isso não significava deixar de lados os eventos. A tendência, portanto, é que o Rincão mantenha sua programação e só recue caso o cenário para o enfrentamento da Covid-19 sofra uma mudança abrupta.

Buscando verba

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri, quer aproveitar sua proximidade e o bom relacionamento com o ex-governador e agora Diretor do BRDE Eduardo Moreira e transformar isso em dividendos para sua cidade. Acompanhado do secretário de Administração Juarez de Medeiros, Fernando conversou nesta quinta-feira com Moreira. O prefeito está em busca de linhas de crédito para fomentar a indústria e o comércio de Cocal do Sul. “Fomos verificar quais linhas de crédito o banco tem para disponibilizar para nossa indústria e comércio. Foi uma primeira conversa. Fomos verificar quais as linhas existentes, prazos, carências e o percentual de juros. A ideia é fazer em breve um seminário na cidade sobre crédito para estes setores”, explica.

Moções

Vereadores do Rincão apresentaram, e aprovaram, três moções, de autoria de todos os vereadores. A Moção Nº 20/2021, de Apoio à PEC 383/2017, que garante que o repasse ao Fundo de Assistência Social não seja menor que 1%; a Moção 21/2021, de Aplausos e Reconhecimento aos garis do município pelo excelente trabalho que vem sendo realizado. Além da Moção 22/2021, também de Aplausos e Reconhecimento aos policiais militares David Frank Neves de Andrade e Renan Cândido, pelo salvamento de um cidadão, ocorrido na última semana.

Grande ano

Secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostin, disse nesta quinta-feira na Massa que vive o melhor momento da sua vida. Miri não esconde a satisfação pelo trabalho que vem desenvolvendo frente a pasta. “Tivemos uma sintonia especial entre toda a equipe e isso tem contribuído e muito para que possamos fechar o ano com um grande trabalho e muitos avanços na educação de Criciúma. Vamos iniciar 2022 com muitos projetos e com a certeza de que deixaremos um importante legado para as nossas crianças”.