O tabagismo está diretamente ligado a problemas de saúde, causando dependência devido à nicotina, a substância psicoativa presente na fumaça do cigarro. Em Içara, a unidade de saúde do bairro Primeiro de Maio irá iniciar um grupo de apoio, com intuito de auxiliar e incentivar fumantes a deixarem o vício.

Serão disponibilizadas 20 vagas para participação no grupo. Os interessados já podem procurar a unidade de saúde no próprio local ou pelo telefone 3431-3596, para agendar as consultas que iniciam na segunda-feira.

“O paciente deve passar pela consulta, onde são coletadas informações sobre sua saúde e a história da relação dele com o cigarro. Só então será encaminhado ao grupo”, explica a enfermeira responsável pela unidade de saúde, Glícia Pagnan.

Segundo ela, a dependência da nicotina é considerada uma doença e em função disso é recomendado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que seja ofertado o tratamento para a população fumante. “Sabemos o quanto o cigarro representa como risco para saúde, por isso estamos formando mais um grupo de apoio para ajudar as pessoas que buscam auxílio”, completa.

A secretária municipal de Saúde, Jaqueline dos Santos, enfatiza que, no que diz respeito à saúde, o objetivo maior passa pela intensificação da prevenção. “O tabagismo é uma das nossas preocupações em toda rede e conscientizar essas pessoas que fazem uso do cigarro é importante para que elas tenham maior qualidade e expectativa de vida”, frisa.

Após a formação do grupo serão realizados encontros semanais que irão abordar alguns temas como síndrome de abstinência, ganho de peso, uso de medicamentos e mudança de hábitos. Ainda sem data marcada, o início dos encontros deve ocorrer no mês de março.