Celebração ocorre na nesta sexta-feira (5) no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus

Criciúma e Içara

A Diocese de Criciúma celebra na sexta-feira (5), no Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, a Missa com rito de Ordenação Diaconal de cinco seminaristas diocesanos. Claiton Silva da Conceição, Davi Paulo Coelho, Fernando dos Santos de Oliveira, Marciel Rosa da Silva e Tiago Marcelino Comin serão ordenados pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach sob o lema “Fazei tudo o que Ele vos disser”, extraído do Evangelho de João (Jo 2, 5).

“Ser diácono é o primeiro passo da consagração presbiteral, é dar um sim de uma entrega total a Deus. É manifestar no nosso interior o desejo de servir a igreja e aos irmãos”, afirma o seminarista Claiton, 33 anos. Depois de alguns anos de estudos e vivências pastorais, os jovens se preparam para o momento sagrado após já terem realizado o rito de profissão de fé e juramento de fidelidade. “O desejo pela vocação é sempre um mistério, em um determinado momento da nossa vida Deus fala. Quando senti esse instante, intensifiquei minhas orações e fui recebendo o convite para viver a experiência em que Ele segue me conduzindo”, destaca Marciel, 31 anos.

O seminarista Davi, 31 anos, afirma que a alegria e expectativa para o momento é grande e que a ordenação diaconal é mais um passo importante para vivenciar o desejo de Cristo. “A vocação é sempre um chamado ao serviço, um passo para estar mais próximo da Palavra de Deus servindo a igreja e as pessoas, peço que rezem por mim e meus irmãos de diaconato e contem com nossas orações”.

Para o jovem Tiago, 30 anos, a gratidão a Deus e a todos que o acompanharam nessa caminhada é motivo de muita felicidade. “Aos 20 anos eu comecei a frequentar a igreja através de um grupo de jovens e fui conhecendo o amor místico de Jesus, nesse descobrir eu também fui trilhando e pensando na caminhada vocacional e em 2013, aos 23 anos, ingressei no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, dando início a minha caminhada formativa em que Deus segue me confirmando nesse chamado”, relembra.

Fernando, 26 anos, lança um convite a todos para rezarem e acompanharem esse momento de alegria. “Ao se aproximar a ordenação diaconal o nosso coração transborda de alegria para viver esta nova etapa de serviço a igreja de Cristo. E também lanço um convite, para que pensem na vocação sacerdotal e na consagração da vida a Deus, que tenham coragem para fazer essa experiência de discernimento. Peço também que rezem conosco acompanhando pelas redes sociais nossa ordenação, certamente será um momento de muita graça para as nossas vidas, de nossas famílias e de toda a diocese”.

Transmissão ao vivo

Por conta das restrições da pandemia, a Diocese de Criciúma transmitirá a ordenação em suas redes sociais, a partir das 19h30. A página no Facebook pode ser acessada no endereço facebook.com-diocese.criciuma ou pelo Instagram com o perfil de mesmo nome.