Mês de novembro se consolidou com descontos em diferentes mercadorias

O mês de novembro se consolidou nos últimos anos por promoções como a Black Week, Black Day e a Black Friday. Lojas físicas e on-line ofertam mercadorias a preços menores no intuito de atrair os consumidores. O Procon de Içara, para evitar que o cidadão caia em armadilhas, preparou algumas orientações.

Pesquise

Essa é a primeira dica. Faça uma lista do que pretende comprar e antes de efetuar a compra, pesquise os preços do produto em pelo menos três lojas diferentes. Isso vai ajudar a saber se os produtos estão com preços realmente promocionais.

Eu preciso disso?

Verifique se há necessidade de fazer a compra e defina quanto você pode gastar sem comprometer seu orçamento. O recomendado é não dispender mais de 30% dos seus rendimentos com dívidas, prestações, financiamentos e parcelamentos.

Compras on-line

Grave as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas no caso das lojas on-line. Verifique a segurança do site, se o endereço eletrônico apresenta o protocolo HTTPS, verificado na barra do navegador e pelo uso de certificados. Confira se no navegador de acesso à internet é exibido um ícone em forma de cadeado colorido e fechado. Ao clicar em cima do cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site. Antes de clicar em um link, passe o mouse em cima para verificar se o endereço que aparece na barra inferior do navegador é o mesmo.

Mantenha o computador ou dispositivo móvel protegido, com senhas, antivírus e firewall atualizados, além de usar redes wi-fi seguras. Cheque as condições de entrega e o valor do frete. Muitas vezes o preço exibido não inclui o custo de envio. Exija a nota fiscal e guarde os comprovantes tanto nas lojas online, quanto físicas.

Ofertas

As compras realizadas no período da Black Friday seguem as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Isso significa que todas as ofertas anunciadas por sites e lojas físicas precisam ser cumpridas. Caso contrário, o consumidor pode reclamar no Procon e na Justiça.

Devolução

No caso de aquisições fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos ou Internet), o prazo para desistência da compra é de sete dias contados a partir da aquisição do produto ou do seu recebimento. Não há necessidade de apontar o motivo da desistência. Mas se a compra foi feita presencialmente, o estabelecimento não é obrigado a fazer a troca.

Irregularidades

Caso o consumidor identifique práticas inadequadas, a orientação do Procon é que busque seus direitos. O primeiro passo é procurar o gerente ou responsável pela loja. Não havendo acordo, ele deve ir imediatamente a um Procon para fazer a denúncia.

A orientação do Procon de Içara é que, em caso de dúvidas, informações e denúncias, o consumidor deve procurar a instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h, com sede na Rua Altamiro Guimarães, 356, Centro; ou no telefone (48) 3432-5299.