Prestado por meio de concessão, serviço fará a ligação entre o Centro e as comunidades, bem como a conexão entre os bairros

Içara

Está em andamento o processo para a criação de dez linhas de transporte coletivo de passageiros em Içara. Prestado por meio de concessão, o serviço fará a ligação entre o Centro e as comunidades, bem como a conexão entre os bairros. A apresentação à sociedade civil do plano de outorga, com o detalhamento do novo sistema, ocorrerá em audiência pública nesta terça-feira, 21, às 19h30, no auditório do Paço Municipal.

Entre as linhas propostas, a que prevê o maior número de viagens é a Troncal Centro – Vila Nova, com 20 partidas nos dias úteis, oito aos sábados e seis aos domingos. Já a de menor número é a Circular Vila Nova – Esplanada, com cinco viagens diárias programadas em dias úteis e quatro aos sábados e domingos.

A linha até Esplanada é também a de maior extensão, com percurso superior a 31 quilômetros. De outro lado, a Circular Centro – Liri, via Cristo Rei, possui o menor trajeto, de 8,62 quilômetros de extensão.

O projeto prevê, ainda, a instalação das rotas Circular Centro – Presidente Vargas, via Demborski; Circular Centro – Jaqueline; Circular Centro – Esperança; Pendular Centro – Poço 8, via Vila Nova; Circular Vila Nova – Rio dos Anjos, via Loteamento Candioto; Circular Vila Nova – Boa Vista, via Espigão; Circular Santuário – Jardim Elizabete, via Terceira Linha.

A concessionária que vencer a licitação (ainda não lançada) terá que abranger outras linhas ou promover alterações nas inicialmente estabelecidas, conforme decisão do município. A integração dos serviços locais com os regionais só poderá ser feita através de convênio entre o município e o Poder Concedente a que se referir o outro serviço.

Terminais

A rede integrada será do tipo tronco-alimentador, baseada em dois terminais/estações, localizados em pontos estratégicos, orientada por eixos de transporte cuja abrangência decorre de uma faixa de acessibilidade média de 500 metros, cobrindo praticamente a totalidade da área urbana de Içara.

A construção, conservação, administração, manutenção e exploração dos terminais urbanos, assim como a instalação, manutenção e exploração dos pontos de parada ao longo das vias e itinerários, ficará a cargo do município.

Tarifas

O valor das tarifas será um dos itens definidos na licitação. Estarão isentos do pagamento da passagem crianças de até cinco anos de idade, acompanhadas de pessoa responsável, desde que ocupem o mesmo assento do acompanhante; policiais militares em serviço (fardados); e idosos com idade igual ou superior a 65 anos, conforme legislação federal.

Para os estudantes, o munícipio poderá conceder desconto de até 50% no preço da passagem, podendo subsidiar parte ou o todo do abatimento concedido.

Bilhetagem eletrônica

O sistema a ser implantado estabelece também nova forma de cobrança da tarifa, a bilhetagem eletrônica, que utiliza equipamentos instalados nos veículos destinados à leitura dos cartões. O pagamento das passagens em dinheiro, no interior dos veículos, também está previsto, assim como em postos fixos de acesso às áreas de pré-embarque, além da venda de créditos antecipados em postos de venda integrados.

Frota adaptada

A frota inicial prevista para a execução do serviço regular convencional é de 11 veículos, incluindo dois destinados à reserva técnica. Serão cinco midiônibus, com capacidade mínima de 40 passageiros, e seis micro-ônibus, que acomodem entre dez e 20 pessoas, em ambos os casos com área reservada para acomodação de cadeira de rodas ou cão-guia.

A média mensal programada é de 2.695 partidas, considerando 106 viagens diárias em dias úteis, 58 aos sábados e 42 aos domingos, e percurso de 43.853 quilômetros/mês. Com o número médio de 40 lugares sentados disponibilizados por viagem, a estimativa anual inicial é alcançar 1.031.848 usuários. Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.

Linhas

  • 1 L01 Troncal Centro – Vila Nova (maior número de viagens: 20 8 6)
  • 2 L02 Circular Centro – Presidente Vargas Via Demborski
  • 3 L03 Circular Centro – Liri Via Cristo Rei (8,62 km, menor extensão)
  • 4 L04 Circular Centro – Jaqueline
  • 5 L05 Circular Centro – Esperança
  • 6 L06 Pendular Centro – Poço 8 Via Vila Nova
  • 7 L07 Circular Vila Nova – Rio dos Anjos Via L. Cândioto
  • 8 L08 Circular Vila Nova – Boa Vista Via Espigão
  • 9 L09 Circular Vila Nova – Esplanada (31,07 km, maior extensão- viagens diárias 5 dias úteis 4 4 sábados e domingos)
  • 10 L10 Circular Santuário – Jardim Elizabete Via Terceira Linha